- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

'Isso é vitória do povo', diz político nigerino após anúncio da retirada das tropas francesas

© AP Photo / Sam MednickOs partidários da junta dirigente do Níger se reúnem no início de um protesto pela liberdade do país e contra a interferência estrangeira em Niamey, Níger
Os partidários da junta dirigente do Níger se reúnem no início de um protesto pela liberdade do país e contra a interferência estrangeira em Niamey, Níger - Sputnik Brasil, 1920, 25.09.2023
Nos siga no
O membro do Partido da Renovação Democrática e Republicana do Níger Omar Mokhtar al-Ansari considerou as ações da França como uma perda para ela e uma vitória para o povo nigerino, que exigiu sua retirada em dois meses e realizou inúmeras manifestações para esse fim.

"É muito estranho que o presidente francês tenha dito que a decisão de retirar as tropas foi devida supostamente ao desejo unilateral da França, na verdade, foi devido à pressão das autoridades e do povo do Níger. Os militares do Níger estão eufóricos com a vitória e a retirada da França", afirmou o político nigerino à Sputnik.

Ele atribuiu a incapacidade de Macron de especificar uma data para a retirada das tropas do Níger ao fechamento do espaço aéreo e ao processo de realocação das três bases para outro país, já que nem todas retornariam a Paris, mas seguirão para países africanos vizinhos.

Omar Mokhtar al-Ansari enfatizou que "o Níger exige que qualquer país respeite sua soberania, só então será capaz de cooperar em todos os níveis com as autoridades do Níger".

Ele ressaltou que os problemas só surgem quando o "discurso colonial" é aplicado a um país livre.
No domingo (24), o presidente francês Emmanuel Macron anunciou que a França retiraria o seu embaixador de Niamey e todo o pessoal da sua embaixada do Níger, bem como que as tropas francesas deixariam o Níger "de forma organizada antes do final do ano".
Jovens se reúnem para registrarem-se como voluntários para lutar pelo país no âmbito de uma iniciativa de voluntariado, em Niamey, Níger, 19 de agosto de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 25.09.2023
Panorama internacional
'Forças imperialistas não são bem-vindas': militares do Níger apoiam retirada das tropas francesas
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала