- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

'África francesa não existe mais': Macron anuncia retirada de militares franceses do Níger

© AP Photo / Manish SwarupEmmanuel Macron, presidente da França, discursa durante coletiva de imprensa no final da Cúpula do G20, em Nova Deli, Índia, 10 de setembro de 2023
Emmanuel Macron, presidente da França, discursa durante coletiva de imprensa no final da Cúpula do G20, em Nova Deli, Índia, 10 de setembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 25.09.2023
Nos siga no
O mandatário francês mencionou a situação no Níger como impedindo a presença do país europeu lá, e que a França sairá até o final de 2023.
A França decidiu retirar seu embaixador e diplomatas do Níger em meio a tensões entre as novas autoridades nigerinas e o país europeu, anunciou no domingo (24) Emmanuel Macron, presidente da França.
"Não estamos aqui para sermos reféns de golpistas", apontou ele. Macron disse que a França continuará ajudando os países africanos na luta contra o terrorismo, mas somente para "governos democraticamente eleitos".
"Nas próximas horas, nosso embaixador no Níger, juntamente com a equipe diplomática, retornará à França", disse o líder francês, acrescentando que a retirada dos soldados franceses "será organizada nas próximas semanas", e que a presença militar francesa no Níger chegará ao fim até o final do ano.
Soldados do Níger sentam-se do lado de fora da alfândega em Niamey, capital nigerina, em 21 de agosto de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 04.09.2023
Panorama internacional
Primeiro-ministro do Níger anuncia negociações para retirada das tropas francesas do país
De acordo com Macron, "os líderes golpistas são amigos da desordem", mas a França não pode mais intervir nos assuntos internos dos países africanos.

"A África francesa não existe mais", sublinhou.

As relações entre o Níger e a França têm se deteriorado rapidamente nos últimos meses. Macron declarou que Paris não reconhece o poder da junta militar que atualmente governa o país africano.
Além disso, no início de setembro, o presidente francês declarou que uma possível redistribuição das tropas francesas no Níger só ocorreria a pedido do presidente deposto do país, Mohamed Bazoum.
No domingo (24), o novo governo do Níger proibiu que as aeronaves francesas utilizassem seu espaço aéreo.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала