Mídia revela sede de projeto de caça de próxima geração de Itália, Japão e Reino Unido

© AFP 2023 / Iakovos HatzistavrouCaça Eurofighter Typhoon da Força Aérea Real do Reino Unido
Caça Eurofighter Typhoon da Força Aérea Real do Reino Unido  - Sputnik Brasil, 1920, 21.09.2023
Nos siga no
A agência Reuters diz que fontes contaram sobre o local de desenvolvimento e fabricação do projeto trilateral, que começou oficialmente em dezembro de 2022.
A Itália, o Japão e o Reino Unido devem escolher o último país como sede de seu programa de caças de próxima geração, indicaram quatro fontes no Japão citadas na quarta-feira (21) pela agência britânica Reuters.
O Japão e o Reino Unido dominarão a elaboração e a fabricação do projeto, com a maior e mais recente experiência de Londres no desenvolvimento de caças a jato provavelmente lhe dando um papel de liderança na organização do programa, disseram três das fontes à mídia.
"A sede será no Reino Unido, mas, por uma questão de equilíbrio, alguém do Japão poderia chefiá-la", acrescentou uma das fontes.
B-1B da Força Aérea dos EUA e F-16 do Japão, conduzindo treinamento bilateral combinado na costa do norte do Japão, 22 de abril de 2020 - Sputnik Brasil, 1920, 14.04.2023
Panorama internacional
Reino Unido destina mais de £ 650 milhões para desenvolver um novo caça com Itália e Japão
Segundo um e-mail da agência de compras de defesa do Japão, as discussões sobre a sede continuam em andamento, e uma estrutura de desenvolvimento para o caça seria estabelecida no próximo ano fiscal.
"Não foram tomadas decisões finais sobre os locais e não comentaremos sobre especulações", reiterou um porta-voz do Ministério da Defesa britânico.
Os três países criaram em dezembro de 2022 o Programa de Combate Aéreo Global (GCAP, na sigla em inglês), com Londres e Tóquio concordando em colaborar na criação de uma aeronave avançada até meados da próxima década.
Recentemente, a Arábia Saudita também expressou vontade de aderir ao projeto.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала