Japão, Reino Unido e Itália desenvolverão caça avançado para contrariar a China, diz mídia

© AP Photo / Christopher FurlongBoris Johnson, primeiro-ministro do Reino Unido (à esquerda), observa protótipo de avião nas instalações da BAE Systems em Lancashire, Inglaterra, Reino Unido, 22 de março de 2021
Boris Johnson, primeiro-ministro do Reino Unido (à esquerda), observa protótipo de avião nas instalações da BAE Systems em Lancashire, Inglaterra, Reino Unido, 22 de março de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 02.12.2022
Nos siga no
Os três países trabalharão em criar conjuntamente um avião, que terá variantes diferentes e que reforçará em particular as relações militares entre o Reino Unido e o Japão, segundo a Reuters.
O Japão, Reino Unido e Itália desenvolverão um caça a jato avançado, informou na sexta-feira (2) a agência britânica Reuters citando duas fontes.
O programa juntará os projetos do Tempest britânico e do F-X japonês, e pode ser anunciado oficialmente já na próxima semana.
As discussões sobre o novo avião, que serão lideradas pela britânica BAE Systems Plc e japonesa Mitsubishi Heavy Industries, continuarão em 2023 e acertarão detalhes como o compartilhamento do desenvolvimento e os diferentes modelos usados por cada um dos países, segundo a agência.
CC BY-SA 4.0 / Swadim / BAE Systems Tempest on DSEI -2019, ExCel , LondonProtótipo do Tempest da BAE Systems da exposição militar DSEI-2019, ExCel , Londres, Reino Unido
Protótipo do Tempest da BAE Systems da exposição militar DSEI-2019, ExCel , Londres, Reino Unido - Sputnik Brasil, 1920, 02.12.2022
Protótipo do Tempest da BAE Systems da exposição militar DSEI-2019, ExCel , Londres, Reino Unido
Em novembro Itsunori Onodera, um ex-ministro da Defesa japonês e legislador influente, contou que o Partido Liberal Democrático governista está considerando flexibilizar suas regras de exportação militar para assegurar a exportação da aeronave.
O plano "representa um culminar dos laços de defesa cada vez maiores" que aumenta a influência do Reino Unido na Ásia e ajuda a "contrariar o crescente poder militar da vizinha China". Ele seria a primeira vez que o Japão conclui um grande projeto de defesa conjunto com outro país que não os EUA.
O Japão deverá publicar em meados de dezembro uma nova estratégia de segurança nacional e um plano de aquisições militares, pouco depois do anúncio do novo programa, escreve a Reuters.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала