- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Mídia: pressão da Arábia Saudita sobre plano de caça gera embaraço entre Japão, Reino Unido e Itália

© AP Photo / Leon NealO primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, à esquerda, e o príncipe herdeiro Mohammed bin Salman, da Arábia Saudita, são vistos durante uma reunião bilateral na Cúpula do G20, 15 de novembro de 2022 em Nusa Dua, Bali, Indonésia
O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, à esquerda, e o príncipe herdeiro Mohammed bin Salman, da Arábia Saudita, são vistos durante uma reunião bilateral na Cúpula do G20, 15 de novembro de 2022 em Nusa Dua, Bali, Indonésia - Sputnik Brasil, 1920, 13.08.2023
Nos siga no
Riad pressiona para entrar no Programa de Combate Aéreo (GCAP, na sigla em inglês), um projeto que incluiu o Reino Unido, Itália e Japão para o desenvolvimento de uma aeronave de combate altamente avançada e exportável até 2035.
A Arábia Saudita está pressionando o Reino Unido, Japão e Itália para permitir que o reino se torne parceiro pleno no projeto histórico de jatos de combate de próxima geração que os três países assinaram em dezembro.
De acordo com o Financial Times, o pedido já criou tensões dentro da aliança trinacional, uma vez que Londres e Roma estão abertos à ideia de adesão, mas Tóquio se opõe firmemente e deixou sua posição clara para os outros dois.

"O Reino da Arábia Saudita é uma das parcerias estratégicas do Reino Unido e a Defesa do Reino Unido está empenhada em aprofundar o trabalho no GCAP. Vemos a Arábia Saudita como um parceiro-chave no programa de caças e estamos trabalhando para garantir um forte progresso o mais rápido possível", disse uma fonte sênior da Defesa britânica citada pela mídia.

Em 2014, o Japão revogou sua proibição de décadas de exportação de armas e tem trabalhado o relaxamento das restrições para permitir que alcance mais mercados estrangeiros com o GCAP, mas autoridades japonesas dizem que adicionar Riad à mistura complicaria ainda mais as discussões sobre para quais países Tóquio pode vender suas armas.
B-1B da Força Aérea dos EUA e F-16 do Japão, conduzindo treinamento bilateral combinado na costa do norte do Japão, 22 de abril de 2020 - Sputnik Brasil, 1920, 14.04.2023
Panorama internacional
Reino Unido destina mais de £ 650 milhões para desenvolver um novo caça com Itália e Japão
Nas últimas semanas, segundo o jornal, os esforços sauditas para se juntar ao GCAP se intensificaram significativamente. Esses esforços incluíram um pedido direto ao governo do Japão em julho, quando o primeiro-ministro, Fumio Kishida, se encontrou com o príncipe herdeiro Mohammed bin Salman em Jidá.
Porém, além das divergências dos países sobre o ingresso saudita no programa, um quarto membro também complicaria as negociações de um projeto que já enfrenta um prazo apertado. Uma pessoa com conhecimento das negociações disse que o Japão está focado em entregar uma aeronave até 2035 e teme que o envolvimento dos sauditas agora crie atrasos.
Entretanto, apesar do apoio provisório da Itália e do Reino Unido à adesão saudita, pessoas informadas sobre o assunto disseram que ele veio com ressalvas substanciais. Isso inclui dúvidas sobre se o novo parceiro teria algo significativo a oferecer no lado tecnológico.
Espetadores veem modelo de motor do avião Rolls Royce, criado para o protótipo do caça de sexta geração Tempest, durante consórcio Team Tempest no Show Aéreo de Farnborough, Inglaterra, Reino Unido, 18 de julho de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 28.01.2023
Itália assina acordo com 4 empresas para avançar produção de caça avançado com Japão e Reino Unido
Para a Arábia Saudita, seu interesse no GCAP segue atrasos na obtenção de uma segunda parcela de aeronaves britânicas Eurofighter Typhoon.
O reino rico em petróleo é um dos maiores gastadores do mundo em armamento, principalmente dos Estados Unidos, mas Riad também está gastando bilhões de dólares para desenvolver uma indústria doméstica de armas e está buscando parcerias com fabricantes de defesa para se tornar um produtor.
Com esse cenário, o GCAP parece uma boa ideia para os sauditas que pressionam os países europeus e o asiático para ingressar no projeto.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала