- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Com Dino como favorito para o STF, Ministério da Justiça pode ser ocupado por uma mulher, diz mídia

© Palácio do Planalto / Cláudio Kbene O presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante reunião de relançamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI), em 6 de julho de 2023
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante reunião de relançamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI), em 6 de julho de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 20.09.2023
Nos siga no
Diante da possível vaga no Ministério da Justiça no caso de Flávio Dino ser indicado para o Supremo, Lula pode optar por uma mulher após a demissão de Ana Moser da pasta do Esporte.
De acordo com o G1, se o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) indicar o ministro da Justiça, Flávio Dino (PCdoB) a ocupar a vaga no Supremo Tribunal Federal (STF), que será aberta com a saída da ministra Rosa Weber, é provável que uma mulher seja indicada para o ministério de Dino.
Segundo a apurou, a busca do presidente por uma mulher diante da possível vacância na Justiça tem como um dos objetivos compensar a baixa de mulheres no governo — compromisso de campanha de Lula para manter uma certa equidade de gêneros nos cargos de liderança do governo — após a demissão de Ana Moser da pasta do Esporte.
A apuração afirma ainda que integrantes do governo chegaram a falar na deputada federal Gleisi Hoffmann, a presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), mas a petista não tem interesse em assumir a pasta e nega qualquer conversa sobre o assunto.
O presidente Lula tem dois desafios pela frente: a indicação do próximo ministro do STF e do Procurador-Geral da República (PGR), vaga ainda ocupada por Augusto Aras, escolhido fora da lista tríplice da categoria pelo então presidente Jair Bolsonaro.
Fontes do entorno do presidente alegam que as conversações sobre o futuro integrante da Suprema Corte estão mais adiantadas e que grandes são as chances de que Flávio Dino ocupe a vaga, ao passo que sobre a PGR ainda está sem favorito.
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral do Brasil, Alexandre de Moraes (R), participa dos julgamentos de abertura sobre os distúrbios de 8 de janeiro perpetrados pelos apoiadores do ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro em Brasília, em 13 de setembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 15.09.2023
Notícias do Brasil
Penas extensas e tramitação fazem Brasil punir invasões com mais rigidez do que EUA sobre Capitólio
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала