- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Ao defender no STF perdão de Bolsonaro a Daniel Silveira, Aras cita indultos de Trump e Bill Clinton

© FolhapressAugusto Aras durante solenidade alusiva ao Dia do Soldado, na Concha Acústica do Exército, em Brasília, em 25 de agosto de 2022
Augusto Aras durante solenidade alusiva ao Dia do Soldado, na Concha Acústica do Exército, em Brasília, em 25 de agosto de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 28.04.2023
Nos siga no
Na quinta-feira (28), o Superior Tribunal Federal (STD) começou a julgar a legalidade do indulto individual concedido pelo ex-presidente, Jair Bolsonaro, ao ex-deputado federal Daniel Silveira.
Ao defender no STF a legalidade do indulto, o procurador-geral da República, Augusto Aras, citou um mecanismo semelhante adotado por ex-presidentes dos Estados Unidos, como Donald Trump e Bill Clinton.

"Por lá [EUA], houve casos em que o perdão foi concedido a pessoas próximas ao presidente, a exemplo do que aconteceu com Donald Trump, que perdoou o seu coordenador de campanha e com o Bill Clinton que, no último dia do mandato presidencial perdoou o seu irmão que havia sido condenado por envolvimento com drogas", disse Aras citado pelo jornal O Globo.

Na visão de Aras, que defende a ação feita pelo ex-presidente, o ato presidencial questionado "não violou os limites materiais existentes".
"O ato de indultar materializa um poder constitucional exclusivo do chefe de Estado", declarou.
Ainda segundo a mídia, o procurador-geral acredita que não há desvio de poder – aplicável a atos administrativos discricionários – no ato questionado, por se tratar de ato político sujeito a juízo unicamente político da autoridade competente: o chefe de Estado.

Aras ressaltou que tal ato está sujeito a ampla margem de avaliação política, mas não está imune à apreciação do poder Judiciário.
O deputado Federal Daniel Silveira (PTB-RJ) no plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília (DF), 20 de abril de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 14.06.2022
Notícias do Brasil
PGR envia ao STF pedido de extinção da pena do deputado bolsonarista Daniel Silveira
Em abril do ano passado, Silveira foi condenado pelo Supremo a oito anos e nove meses de prisão após dar declarações contra os integrantes da Corte e as instituições democráticas.
Na ocasião, o ministro Alexandre de Moraes determinou a perda do mandato político do ex-deputado e aplicação de multa de 35 dias de cinco salários mínimos, o equivalente a R$ 192 mil.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала