- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Desdolarização se acelera entre os países do BRICS e no resto do mundo, diz especialista

© Sputnik / Nina ZotinaNotas de dólar (imagem de referência)
Notas de dólar (imagem de referência) - Sputnik Brasil, 1920, 14.09.2023
Nos siga no
A desdolarização acontece em ritmo constante entre os membros do BRICS e na economia global, ainda que seja necessário fazer mais para acelerar o processo, contou o presidente do Grupo Netley, Michael Goddard, à Sputnik.
"Será incrível se [os países do] BRICS conseguirem criar uma moeda comercial lastreada em ouro. A desdolarização está acontecendo rapidamente. Nos últimos 20 anos observa-se que a parcela dos pagamentos globais em dólar caiu a uma taxa constante. Está ficando ainda mais rápido agora", disse Goddard.
Ao mesmo tempo, para "realmente desdolarizar" devem ser levados em conta diversos fatores, acrescentou.
"Um deles é o aspecto comercial, uma moeda para se negociar. Essa é a parte mais fácil de toda equação. Por exemplo, se o BRICS conseguir se unir e de alguma maneira apoiar a moeda com, talvez, reservas de ouro da Rússia, China, Índia ou quem quer que seja, seria possível elaborar uma moeda de troca, [...] porém essa seria uma moeda eletrônica. Dessa forma, você pode rapidamente realizar uma parcela significativa do comércio global através dessa moeda", afirmou Goddard.
"A parte mais difícil" na tentativa de substituir o dólar encontra-se no aspecto de reserva da moeda, nota o presidente do Grupo Netley. Por exemplo, a grande vantagem dos Estados Unidos no momento é a extensão do seu mercado obrigacionista, explicou Goddard.
"Penso que uma das maneiras pelas quais o BRICS poderia desenvolver algo para competir com isso seria a tecnologia para de fato conectar os mercados de títulos dos [países do] BRICS", acrescentou o empresário.
"Assim, se fosse possível criar uma moeda do BRICS lastreada em ouro e, ao mesmo tempo, vincular os mercados obrigacionistas de seus membros e de países simpatizantes do bloco através da tecnologia, poder-se-ia, então, desenvolver um mercado obrigacionista global de incrível profundidade."
A combinação dessas duas coisas – uma moeda comercial estável e um forte mercado obrigacionista conjunto – poderia gerar o potencial para eventualmente substituir o dólar, afirmou também Goddard. Esse processo poderia ser até acelerado com a expansão do BRICS, aumentando a profundidade desses laços econômicos, concluiu.
Cúpula do BRICS em Johanesburgo - Sputnik Brasil, 1920, 05.09.2023
Panorama internacional
BRICS é 'grande golpe' ao imperialismo dos EUA e da OTAN, diz líder da Nicarágua
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала