- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

EUA levam mundo à 'desgraça' econômica em prol de seus interesses e benefícios, diz analista

© iStock.com / LeestatEconomia mundial em profundo declínio
Economia mundial em profundo declínio - Sputnik Brasil, 1920, 13.09.2023
Nos siga no
Recentemente, o presidente russo Vladimir Putin indicou que o Ocidente está destruindo o sistema de relações financeiras, econômicas e comerciais "com suas próprias mãos".
Em entrevista à Sputnik, o especialista em assuntos russos e da Ásia Central, Fernando Moragón, assegurou que o presidente russo não se equivocou, pois para os Estados Unidos não é nada conveniente que a China e a Rússia "saiam vencedoras do processo de globalização".
Para o analista, foram os EUA que construíram, principalmente, o processo de globalização, ao usarem, durante a década de 1980, a população chinesa e sua capacidade de trabalho, bem como seus baixos salários, para realocar as empresas.
Fernando Moragón explicou que havia uma cadeia de fornecimentos totalmente descentralizada da qual se beneficiavam fundamentalmente os EUA e isso acabou, e isso porque os Estados Unidos quiseram assim, pois acreditavam que poderiam prejudicar muito mais a China e a Rússia.
"Os EUA são culpados de levar o mundo a uma crise econômica mundial apenas porque não lhes convém [...] que países como a China e a Rússia saiam vencedores do processo de globalização. Quando não interessa aos Estados Unidos, eles destroem qualquer coisa", destacou.
Durante seu discurso, Putin observou que perante a situação econômica, a lista de países dispostos a cooperar em virtude da humanidade e não nos moldes ocidentais está se ampliando.
O presidente da Câmara dos EUA, Kevin McCarthy (Partido Republicano, Califórnia), fala a repórteres fora de seu escritório no Capitólio dos EUA. Washington, D.C., 12 de setembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 12.09.2023
Panorama internacional
Câmara dos EUA anuncia abertura de inquérito formal de impeachment contra Biden
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала