- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Implantação de forças dos EUA no Japão pode 'arrastar' Tóquio para conflito com a China

© Foto / SonataEstação do Corpo de Fuzileiros Navais Futenma, em Ginowan, Okinawa
Estação do Corpo de Fuzileiros Navais Futenma, em Ginowan, Okinawa - Sputnik Brasil, 1920, 13.09.2023
Nos siga no
Embora Seul e Tóquio estejam dispostos a acolher as forças dos EUA há décadas porque são vistos como uma força estabilizadora na região, não está claro até que ponto os governos estão dispostos a tolerar que Washington os arraste potencialmente para uma grande guerra com a China, especialmente se for sobre Taiwan, disse um especialista à Sputnik.
Washington e Tóquio estão se preparando cada vez mais para o que chamam de "contingência de Taiwan", ou seja, a possibilidade de um conflito entre o governo autônomo de Taiwan e da China continental podendo levar os EUA e o Japão a entrar em conflito com Pequim.
De acordo com relatos da mídia japonesa nesta quarta-feira (23), Tóquio enviou um funcionário do Ministério da Defesa para a Associação de Intercâmbio Japão-Taiwan, a embaixada informal de Tóquio em Taipé, para atuar como adido de defesa de fato. O oficial está posicionado lá desde a primavera (Hemisfério Norte), ao lado de outro oficial aposentado das Forças de Autodefesa Japonesas.
O governo japonês não reconhece formalmente a República da China em Taiwan, tendo mudado o seu reconhecimento do governo chinês legítimo para a República Popular da China em Pequim em 1972.
Ainda assim, o Japão tem fortes laços econômicos com Taiwan, que já foi uma colônia do Império japonês utilizada para o cultivo de cana-de-açúcar e arroz nas ilhas de origem. Hoje, grande parte do intercâmbio é baseada na eletrônica, incluindo a fabricação de microchips avançados.
O presidente sul-coreano Yoon Suk Yeol, à esquerda, faz seus comentários enquanto o primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, observa durante a Cúpula da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) Mais Três em Jacarta, Indonésia, 6 de setembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 07.09.2023
Panorama internacional
EUA, Coreia do Sul e Japão concordam em otimizar aliança para rastrear mísseis; Seul pressiona China

A mídia japonesa também noticiou a formação de um novo regimento litorâneo do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA (USMC, na sigla em inglês), que vai ficar baseado na ilha de Okinawa, no sul do Japão. A força de quase 2.000 fuzileiros navais, incluindo bombeiros de longo alcance, sistemas antiaéreos e navios anfíbios, destina-se a proteger as Ilhas Ryukyu do Japão, que se estendem ao longo da borda oriental do Mar da China Oriental, entre Taiwan e as ilhas japonesas.

A nova formação da unidade é uma introdução recente pelo USMC, que anunciou em 2020 que se reestruturaria de uma força baseada principalmente em combate terrestre para uma base marítima e anfíbia, em linha com as necessidades do novo foco estratégico dos EUA em "grandes competição de poder" com a Rússia e a China.
© Sputnik / Center for Strategic and Budgetary AssessmentsMísseis implantados em Bases Avançadas Expedicionárias poderiam formar um muro virtual contra a China
Mísseis implantados em Bases Avançadas Expedicionárias poderiam formar um muro virtual contra a China - Sputnik Brasil, 1920, 13.09.2023
Mísseis implantados em Bases Avançadas Expedicionárias poderiam formar um muro virtual contra a China
Grande parte da energia do Pentágono desde 2017 tem sido destinada ao fortalecimento das suas forças e das suas alianças no que chamam de Indo-Pacífico, transferindo novas forças para a área e procurando reforçar as suas relações militares com nações menores da região, apresentando a China como um ameaça à sua soberania. Nenhuma entidade recebeu mais atenção do que Taiwan, uma ilha chinesa que manteve a sua autonomia em relação a Pequim apenas com o apoio informal, mas aberto dos Estados Unidos.
Victor Teo, um cientista político especializado nas relações internacionais da região Indo-Pacífico, disse à Sputnik nesta quarta-feira que, apesar de permitir tais expansões de força em seus territórios, o Japão e outros parceiros regionais como a Coreia do Sul são ambivalentes sobre a possibilidade de serem arrastados para um conflito potencialmente catastrófico com a China, a Rússia ou a República Popular Democrática da Coreia (RPDC).

"Na última década, o Japão intensificou os preparativos políticos e de segurança para se preparar para uma contingência de Taiwan. Tóquio tem identificado cada vez mais que a segurança de Taiwan está intrinsecamente ligada à própria segurança do Japão", disse Teo, observando que, da perspectiva de Tóquio, tais movimentos "são apenas parte do plano de contingência para garantir que o Japão tenha capacidades de inteligência adequadas, bem como preparação para representação política e consular no caso da China empreender a reunificação pela força."

Nesta foto divulgada pela Marinha dos EUA, o submarino de mísseis balísticos da classe Ohio, USS Wyoming, aproxima-se da Base Submarina Naval de Kings Bay, Geórgia, 9 de janeiro de 2008 - Sputnik Brasil, 1920, 15.08.2023
Panorama internacional
Por que a fusão da AUKUS e da OTAN representaria um sério perigo para a Ásia-Pacífico?
"Isto é particularmente importante porque o Japão tem amplos interesses econômicos em Taiwan e considera a liberdade de navegar no estreito de Taiwan vital para a sua própria sobrevivência", acrescentou Teo.

"As forças dos EUA em Okinawa e noutras partes do Japão e da Coreia do Sul têm feito parte do cenário estratégico da Ásia desde o final da Segunda Guerra Mundial. Os americanos e os seus aliados consideram estes destacamentos como sendo críticos para a paz e a estabilidade do região, mas a China, bem como os Estados do campo oposto, como a Rússia e a Coreia do Norte, discordam", explicou.

"A maioria dos analistas assume que as forças dos EUA no Japão e na Coreia seriam usadas contra a China no caso de eclodirem as hostilidades. Isto é plausível, mas penso que ainda existem dificuldades. Não está claro em que ponto ou sob que condições os governos do Japão e a Coreia [do Sul] concordaria que as forças dos EUA operando a partir destas bases atacassem a China, uma vez que Tóquio e Seul têm as suas próprias considerações de segurança em que pensar. Afinal, o Japão e a Coreia do Sul são entidades soberanas com os seus próprios interesses e considerações de segurança, e definitivamente expressariam sua própria resistência, especialmente se sentirem que estão sendo acorrentados a um conflito do qual não querem participar."
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала