- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Marinha da China inicia os maiores exercícios já realizados no oceano Pacífico, diz mídia

© AFP 2023 / Ted AljibeOficial do navio da Guarda Costeira filipina, BRP Cabra, observar um navio da Guarda Costeira chinesa durante a missão de reabastecimento de um barco civil fretado pela Marinha filipina para entregar suprimentos ao navio da Marinha filipina BRP Sierra Madre no disputado mar do Sul da China, 22 de agosto de 2023
Oficial do navio da Guarda Costeira filipina, BRP Cabra, observar um navio da Guarda Costeira chinesa durante a missão de reabastecimento de um barco civil fretado pela Marinha filipina para entregar suprimentos ao navio da Marinha filipina BRP Sierra Madre no disputado mar do Sul da China, 22 de agosto de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 12.09.2023
Nos siga no
Segundo a mídia ocidental, as manobras não anunciadas pelo governo chinês envolvendo o porta-aviões Shandong são uma resposta a uma série de exercícios militares liderados pelos EUA na região.
De acordo com o Financial Times (FT), a Marinha da China lançou as maiores manobras com um porta-aviões já vistas no Pacífico ocidental, de acordo com autoridades e analistas de defesa estrangeiros, enquanto Pequim exercita a sua força militar para reagir contra os EUA e os seus aliados.
O Shandong, o segundo porta-aviões da Marinha do Exército de Libertação Popular (ELP), estava a caminho de convergir com mais de 20 outros navios de guerra chineses nesta terça-feira (12) nas águas entre Taiwan, as Filipinas e o território americano de Guam no Pacífico, segundo duas autoridades de segurança asiáticas ouvidas pela mídia.
"Este é de longe o maior número de navios que vimos treinando com qualquer porta-aviões chinês até agora", disse Su Tzu-yun, analista do Instituto de Pesquisa de Defesa e Segurança Nacional, um think-tank apoiado pelo Ministério da Defesa em Taipé. Segundo o analista, esta é a expressão do "descontentamento [chinês] com os vários exercícios militares que estão em curso na sua periferia".
Sem detalhes, o Ministério da Defesa de Taiwan contou 20 navios de guerra do ELP nas águas ao redor da ilha nas 24 horas até a manhã desta terça-feira. Os militares japoneses também relataram a passagem de oito navios do ELP — seis destróieres de mísseis e duas fragatas de acordo com uma fonte japonesa ao FT — para o Pacífico através do estreito de Miyako, ao sul de Okinawa.
Porta-aviões Liaoning da Marinha do Exército de Libertação Popular (ELP) da China participa de parada naval para comemorar o 70º aniversário do corpo militar no mar perto de Qingdao, província de Shandong, China, 23 de abril de 2019 - Sputnik Brasil, 1920, 11.09.2023
Panorama internacional
Grupo de porta-aviões da China é avistado por Taiwan a caminho de treinamento
O Liaoning e o Shandong, os dois porta-aviões que a Marinha do ELP tem em serviço, têm realizado diversas missões de treinamento no Pacífico ocidental desde 2021, mas apenas com pequenos grupos de navios.
De acordo com a mídia, a ação de Pequim segue uma série de exercícios militares e de acordos bilaterais dos EUA em quatro regiões consideradas zonas de influência da China, envolvendo mais de duas dezenas de nações.
Na primeira semana de setembro, navios de guerra dos EUA, da Coreia do Sul e do Canadá realizaram sua maior manobra naval conjunta perto da China em uma década.
Ainda na semana passada, a Marinha dos EUA operou no mar do Sul da China com aliados, incluindo o Japão e o Canadá, tendo a operação sido seguida pelo trânsito de um contratorpedeiro dos EUA e uma fragata canadense através do estreito de Taiwan.
Um exercício conjunto liderado pelos EUA e pela Indonésia e envolvendo 19 nações está em curso no país do Sudeste Asiático.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала