- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Estratégia dos EUA para a China está 'fadada ao fracasso', diz Pequim

© AP Photo / Ng Han Guan, PoolBandeiras chinesas e norte-americanas
Bandeiras chinesas e norte-americanas - Sputnik Brasil, 1920, 05.09.2023
Nos siga no
O Ministério de Segurança do Estado da China citou as recentes declarações e ações dos EUA para com o país como não demonstrando uma verdadeira vontade de melhorar as relações.
A China criticou a estratégia do governo Biden em relação a Pequim, que considera "fadada ao fracasso", cita na segunda-feira (4) a agência norte-americana Bloomberg.
Gina Raimondo, secretária do Comércio dos EUA, visitou a China na semana passada, onde prometeu restaurar o tipo de canais formais de comunicação que foram cortados ao longo de anos de deterioração dos laços. Raimondo disse que "não pode haver confiança" a menos que Pequim tome medidas em áreas como regulamentações mais previsíveis.
Na opinião do Ministério de Segurança do Estado da China, o foco dos EUA na "concorrência e no controle da concorrência" não é fundamentalmente diferente de sua abordagem de décadas de "engajamento e contenção".
O Comissário do Gabinete do Comissário do Ministério dos Negócios Estrangeiros da China na RAEHK, Xie Feng, discursa numa conferência de imprensa em Hong Kong, em 7 de fevereiro de 2020 - Sputnik Brasil, 1920, 31.08.2023
Panorama internacional
China diz que notável queda no comércio com EUA é 'consequência direta das ações americanas'
"Recentemente, muitas autoridades dos EUA visitaram a China, uma após a outra, dizendo que o governo [Joe] Biden não tem intenção de conter o desenvolvimento da China, não busca se dissociar da China e está disposto a manter a comunicação com a China", disse o ministério.
"Ao mesmo tempo, os EUA aprovaram a venda de armas para Taiwan, forneceram financiamento militar para Taiwan, continuaram criando problemas em questões relacionadas ao Tibete e ao mar do Sul da China, e falaram publicamente mal da economia da China", referiu.
A China nunca reduzirá sua vigilância por causa de algumas "belas palavras" dos EUA, comentou o agência de segurança.
"Para realmente realizar 'de Bali a São Francisco', os EUA precisam mostrar sinceridade suficiente", ressaltou o ministério chinês. A entidade pareceu se referir a uma possível reunião entre Joe Biden e Xi Jinping, presidentes dos EUA e da China, respectivamente, na Reunião de Líderes da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico em São Francisco, Califórnia, EUA, no final de 2023.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала