- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Por que MD britânico Wallace renunciou e o que a nomeação de Shapps significa para Ucrânia e China?

© AP Photo / Ben Birchall O secretário de Defesa do Reino Unido, Ben Wallace (prestando continência), visita Bovington Camp, uma base militar do Exército britânico onde soldados ucranianos estão treinando em tanques Challenger 2
O secretário de Defesa do Reino Unido, Ben Wallace (prestando continência), visita Bovington Camp, uma base militar do Exército britânico onde soldados ucranianos estão treinando em tanques Challenger 2 - Sputnik Brasil, 1920, 31.08.2023
Nos siga no
Ben Wallace renunciou ao cargo de secretário de Defesa do Reino Unido, com Grant Shapps sendo rapidamente escolhido para ocupar seu lugar. O que está por trás da última remodelação no governo Sunak?
Ben Wallace informou o primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, sobre sua decisão de renunciar na manhã desta quinta-feira (31). Wallace escreveu que quer "investir nas partes da vida que negligenciei e explorar novas oportunidades".

Por que Wallace renunciou?

Wallace — que em sua carta de demissão reforçou a necessidade de se aumentar o financiamento da Defesa do Reino Unido — sinalizou sua disposição de renunciar no início deste verão (Hemisfério Norte). Sendo conhecido como um firme apoiador da militarização da Ucrânia, ele, assim como muitos outros no Ocidente, poderia ter ficado insatisfeito com a contraofensiva fracassada do regime de Kiev.
O ex-primeiro-ministro Boris Johnson reagiu imediatamente à renúncia, dizendo que estava "triste em ver a saída do meu amigo Ben Wallace. Um excelente secretário de Defesa que tomou tantas decisões — especialmente sobre a Ucrânia".

"O secretário de Defesa do Reino Unido, Ben Wallace, acompanhou amplamente sua partida por muitas semanas, declarando seu desejo de um novo desafio pessoal", disse à Sputnik Matthew Gordon-Banks, ex-deputado conservador britânico e pesquisador sênior da Academia de Defesa do Reino Unido. "É bem sabido que seu trabalho de plantão de 24 horas por dia, sete dias por semana como secretário de Defesa custou-lhe o casamento, os Comissários das Fronteiras Parlamentares, na sua normal equalização dos círculos eleitorais por população, aboliram o seu assento no Parlamento nas próximas eleições. Embora Wallace pudesse facilmente ter sido selecionado para outro lugar seguro, optou por deixar o Parlamento e espera-se que ocupe alguns cargos bem remunerados fora do Parlamento", apontou.

"Embora Wallace esteja deixando o cargo de secretário de Defesa por razões pessoais e familiares, e após ter sido bloqueado pelos EUA para o cargo de chefiar a Organização do Tratado do Atlântico Norte [OTAN], ele estará ciente da situação real dentro da Ucrânia e da operação militar especial da Rússia. Sua escolha de partir, quando não havia probabilidade de ser demitido, garante que não estará presente se e quando a Ucrânia entrar em colapso", continuou o ex-deputado britânico.
O secretário de Defesa britânico, Ben Wallace, falando à mídia durante uma visita a Salisbury Plain em Wiltshire, Reino Unido, 1º de fevereiro de 2023. - Sputnik Brasil, 1920, 31.08.2023
Panorama internacional
Chefe da Defesa britânico Wallace pede demissão após 4 anos no cargo, Sunak aceita

Por que Shapps foi aproveitado?

Grant Shapps é um conservador com uma longa carreiraleal a Sunak segundo a mídia britânica — que já foi secretário de transportes, energia e rede zero.
Quando se trata das credenciais de defesa de Shapps, a mídia do Reino Unido observou que ele "visitou convenientemente Kiev na semana passada" e que principalmente ffará o que o primeiro-ministro lhe disser.

O cerne da questão é que o governo Sunak se distanciou da promessa da então primeira-ministra Liz Truss de gastar 3% do PIB na defesa até 2030. O atual governo se comprometeu a aumentar o financiamento militar para 2,5% "a longo prazo", enquanto a inflação ainda persiste, o crescimento econômico está abrandando e os padrões de vida despencam. De acordo com o Gabinete de Estatísticas Nacionais, a partir de 25 de agosto, cerca de metade (51%) dos adultos em toda o Reino Unido afirmaram estar gastando mais do que o habitual para obter o que normalmente adquirem quando compram alimentos.

Nestas circunstâncias, qualquer secretário de Defesa excessivamente entusiasmado poderia se tornar uma maldição para o gabinete Sunak.
"Shapps será visto como um par de mãos seguras por Rishi Sunak, que não tem ambições pessoais de substituí-lo como líder do partido após as próximas eleições", disse Gordon-Banks.
O secretário de Estado da Defesa do Reino Unido, Ben Wallace, participa de um painel de discussão no Fórum de Segurança de Varsóvia em Varsóvia, Polônia, 4 de outubro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 22.06.2023
Panorama internacional
Chefe da Defesa britânico Wallace desiste da corrida para o cargo de secretário-geral da OTAN

Qual é a posição de Shapps na Ucrânia e na China?

Wallace era famoso por seu forte apoio à Ucrânia e seu sucessor provavelmente seguirá o mesmo roteiro, segundo o especialista.

"É improvável que a narrativa da política e retórica do Reino Unido em relação à Ucrânia se altere sob Shapps, com exceção das contínuas alterações nos meios de comunicação social, à medida que a realidade da Ucrânia se torna mais óbvia e é cada vez menos possível escondê-la do povo britânico. Dito isto, se os EUA mudarem a sua própria política, o Reino Unido será forçado a se alinhar", disse Gordon-Banks.

Quando se trata da China, o novo nomeado para a defesa parece não ser contra os investimentos chineses "quando for seguro fazê-lo", mas tem "uma visão realmente clara sobre a China" bastante pragmática.
O gabinete de Sunak dificilmente é agressivo quando se trata da China. Apesar de dizer que Pequim representa um "desafio" à ordem mundial, o primeiro-ministro do Reino Unido está supostamente tentando consertar os laços sino-britânicos. O primeiro-ministro Rishi Sunak e o presidente Xi Jinping vão poder realizar uma reunião bilateral na cúpula do G20, segundo a imprensa britânica. Dado que a economia britânica enfrenta dificuldades, Londres não pode atirar as suas relações de longa data com Pequim para o lixo, dizem observadores internacionais.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала