- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Ex-premiê britânico Boris Johnson renuncia ao cargo de deputado devido ao escândalo do Partygate

© AP Photo / Kirsty WigglesworthO então primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, em Downing Street, em Londres. Reino Unido, 6 de setembro de 2022
O então primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, em Downing Street, em Londres. Reino Unido, 6 de setembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 09.06.2023
Nos siga no
O ex-primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, anunciou nesta sexta-feira (9) que estava deixando o cargo de representante de Uxbridge e South Ruislip na Câmara dos Comuns britânica devido à investigação em andamento sobre uma série de eventos sociais durante o lockdown da pandemia de COVID-19.
"Agora estou sendo forçado a deixar o Parlamento por um pequeno punhado de pessoas, sem nenhuma evidência para apoiar suas afirmações e sem a aprovação nem mesmo dos membros do Partido Conservador, muito menos do eleitorado em geral", disse Johnson em seu comunicado. "Acredito que um precedente perigoso e inquietante está sendo estabelecido."

"Lamento muito deixar meu maravilhoso eleitorado. Foi uma grande honra servi-los, tanto como prefeito quanto como deputado", acrescentou. "É muito triste deixar o Parlamento — pelo menos por enquanto — mas, acima de tudo, estou perplexo e chocado por poder ser forçado a sair, de forma antidemocrática, por um comitê presidido e administrado por Harriet Harman, com um viés tão flagrante."

A investigação, aberta pelo Comitê de Privilégios do Parlamento, está focada em saber se Johnson enganou propositalmente a legislatura sobre uma série de festas dadas em 2020 e 2021 às quais o então primeiro-ministro compareceu, desafiando as leis de lockdown da COVID-19 implementadas por seu governo. Johnson admitiu em março ter enganado o Parlamento, mas disse que o fez "de boa fé".
O então primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, renuncia ao cargo, em 7 de julho de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 17.03.2023
Panorama internacional
Boris Johnson é reeleito candidato do Partido Conservador britânico para próximas eleições gerais
Na quinta-feira (8), o comitê enviou a Johnson uma "carta de advertência" que inclui suas conclusões sobre o assunto, dando-lhe duas semanas para responder. Entre as penalidades que ele poderia sofrer estaria uma suspensão de dez dias da Câmara dos Comuns, desencadeando uma eleição especial em Uxbridge e no distrito eleitoral de South Ruislip.

"O propósito deles desde o início foi me considerar culpado, independentemente dos fatos. Esta é a própria definição de um tribunal ilegal", disse Johnson nesta sexta-feira.

Johnson representa o eleitorado do oeste de Londres desde 2015, vencendo a eleição enquanto ainda era prefeito de Londres. Ele serviu como prefeito da capital de 2008 a 2016, e antes disso representou Henley em Oxfordshire na Câmara dos Comuns, de 2001 a 2008.
Em julho de 2019, ele garantiu sua posição como líder do Partido Conservador e como primeiro-ministro, cargo que ocupou até setembro de 2022, quando seu governo entrou em colapso sob o peso de um escândalo sobre a nomeação de Chris Pincher como vice-chefe da bancada.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала