- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Euro mostra participação mais baixa de todos os tempos em liquidações internacionais via SWIFT

© Foto / Twitter da Swift CommunitySistema de pagamento SWIFT
Sistema de pagamento SWIFT - Sputnik Brasil, 1920, 27.08.2023
Nos siga no
O euro caiu em uma demonstração sem precedentes do seu declínio nos pagamentos globais através do SWIFT, destacando uma mudança na preferência pelo dólar e pelo yuan chinês.
De acordo com dados da SWIFT, divulgados pelos meios de comunicação esta semana, em julho, a economia mundial assistiu a queda da utilização do euro em pagamentos internacionais para um nível mais baixo de todos os tempos.
O relatório indicou que, em julho, o percentual de transações globais efetuadas utilizando a segunda moeda mais popular do mundo diminuiu para 24,4%, uma queda de 6,83 pontos percentuais em relação ao mês anterior.
O percentual de pagamentos em dólares americanos saltou para 46,4%, enquanto as liquidações internacionais utilizando o yuan chinês ultrapassaram os 3%, marcando o nível mais elevado desde o início de 2022. A influência do yuan no comércio exterior tem crescido consistentemente, em conformidade com a estratégia de Pequim de promover o adoção global de sua moeda.
O sistema da Sociedade para Telecomunicações Financeiras Interbancárias Mundiais (SWIFT) continua sendo o principal método para lidar com pagamentos internacionais. No entanto, sistemas alternativos de comunicação entre bancos surgiram nos últimos anos.
Em resposta às sanções dos EUA em 2014, a Rússia iniciou o estabelecimento do seu sistema de pagamentos nacional único, o Sistema de Transferência de Mensagens Financeiras (SPFS, na sigla em russo), que facilita a transmissão de mensagens financeiras entre bancos, independentemente de estarem localizados dentro ou fora do país. A Rússia apresentou ao público a sua alternativa ao MasterCard e à Visa, o cartão Mir, em dezembro de 2015. Os cartões agora já estão em uso ativo em vários países.
Sanções ocidentais contra a Rússia - Sputnik Brasil, 1920, 22.08.2023
Cúpula do BRICS 2023
Sanções contra a Rússia são 'armas de guerra' que criam novos problemas, diz representante africana
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала