- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Moscou diz que banco JP Morgan deixa de processar pagamentos de grãos da Rússia

© AP Photo / Michel EulerLogo do banco JP Morgan
Logo do banco JP Morgan - Sputnik Brasil, 1920, 05.08.2023
Nos siga no
A representante oficial do Ministério das Relações Exteriores da Rússia anunciou que recentemente o JP Morgan, usado para pagar a exportação de grãos russos, deixou de processar as transações.
O canal direto entre os bancos russo Rosselkhozbank e o norte-americano JP Morgan foi fechado na quarta-feira (2), comunicou na sexta-feira (4) Maria Zakharova, representante oficial do Ministério das Relações Exteriores da Rússia.
"O canal direto estabelecido entre o Rosselkhozbank e o JP Morgan dos EUA, que as capitais ocidentais e a ONU tentaram apresentar como uma alternativa funcional ao SWIFT, foi fechado em 2 de agosto", disse Zakharova em um comentário publicado pelo Ministério das Relações Exteriores da Rússia.
O Rosselkhozbank tem sido usado para permitir os pagamentos por grãos russos, apesar do fecho do sistema de pagamentos SWIFT a uma grande parte das entidades russas desde o começo das sanções abrangentes dos países ocidentais à Rússia a partir de fevereiro de 2022.
A Iniciativa do Mar Negro, assinada em 22 de julho de 2022 por representantes da Rússia, Turquia, Ucrânia e ONU, envolve a exportação de grãos e alimentos ucranianos, bem como fertilizantes, através do mar Negro a partir de três portos, incluindo Odessa. Um dos outros acordos previa também a exportação de grãos russos.
Navio de carga seca Razoni no porto de Odessa, foto publicada em 1º de agosto de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 03.08.2023
Panorama internacional
Especialista: Rússia e Turquia devem retomar acordo de grãos e impedir planos dos EUA no mar Negro
O acordo de grãos cessou em 18 de julho, com a Rússia notificando a Turquia, a Ucrânia e a ONU de que está contra sua extensão. O presidente russo Vladimir Putin observou anteriormente que os termos do acordo de Moscou não foram mantidos, apesar dos esforços da ONU, porque os países ocidentais não estavam cumprindo suas promessas.
O líder russo apontou repetidamente que o Ocidente exportou a maior parte dos grãos ucranianos para seus Estados, e o principal objetivo do acordo, que era o fornecimento de grãos para países carentes, incluindo os africanos, nunca foi alcançado.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала