- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Putin: países ocidentais obstruem entregas de grãos da Rússia para países africanos e acusam Moscou

© Sputnik / Pavel Bednyakov / Acessar o banco de imagensO presidente russo Vladimir Putin fala na sessão plenária da Segunda Cúpula e do Fórum Econômico e Humanitário Rússia-África
O presidente russo Vladimir Putin fala na sessão plenária da Segunda Cúpula e do Fórum Econômico e Humanitário Rússia-África - Sputnik Brasil, 1920, 27.07.2023
Nos siga no
Países ocidentais obstruem o fornecimento de grãos da Rússia à África e ainda assim acusam Moscou, declarou o presidente russo Vladimir Putin na sessão plenária da Segunda Cúpula e do Fórum Econômico e Humanitário Rússia-África.
"Se forma um quadro paradoxal. Por um lado, os países ocidentais estão obstruindo o fornecimento de nossos grãos e fertilizantes. Por outro lado, vou dizer francamente, nos acusam hipocritamente da atual crise no mercado mundial de alimentos", disse Putin.
Ele ressaltou que essa abordagem foi "particularmente clara" durante a realização do acordo de grãos.

Em 2022 a Rússia forneceu 11,5 milhões de toneladas de grãos à África, e nos primeiros seis meses deste ano já entregou quase dez milhões de toneladas, apesar das sanções impostas às exportações russas, declarou o líder russo Vladimir Putin.

"E isso acontece apesar das sanções ilegais impostas às nossas exportações, que dificultam seriamente o fornecimento de alimentos russos, complicam o transporte, a logística, os seguros e os pagamentos bancários", ressaltou o líder russo.
A Rússia está preparada a fornecer grãos de forma gratuita como uma ajuda para os países mais necessitados da África.

"Já havia dito que nosso país é capaz de substituir os grãos ucranianos tanto em [base] comercial como na forma de ajuda gratuita para os países mais necessitados da África, especialmente porque espera-se que tenhamos uma colheita recorde neste ano novamente", disse Putin.

Ele também observou que a África no futuro pode não só produzir alimento para si, mas também se tornar uma exportadora de alimentos, e a Rússia vai apoiá-la neste esforço.
Azali Assoumani, o presidente da União das Comores e da União Africana, durante uma entrevista à Sputnik em São Petersburgo - Sputnik Brasil, 1920, 27.07.2023
Panorama internacional
Rússia tem mostrado como combater eficazmente as sanções, diz chefe da União Africana
A Segunda Cúpula Rússia-África e o Fórum Econômico e Humanitário ocorrerão na cidade russa de São Petersburgo, de 27 a 28 de julho. A Cúpula Rússia-África busca ser uma continuação da reunião similar de 2019, que contou com a presença de 43 líderes africanos, para manter o diálogo global entre os países do continente e Moscou.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала