- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Presidente húngara pressiona Orbán para melhor relação com Kiev e anuncia canal direto com Zelensky

© AFP 2023O presidente ucraniano Vladimir Zelensky, à direita, e a presidente húngara Katalin Novak conversam durante sua reunião em Kiev, Ucrânia, 23 de agosto de 2023
O presidente ucraniano Vladimir Zelensky, à direita, e a presidente húngara Katalin Novak conversam durante sua reunião em Kiev, Ucrânia, 23 de agosto de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 24.08.2023
Nos siga no
Presidente da Hungria, Katalin Novak, assumiu a liderança na tentativa de restabelecer relações com Kiev, reunindo-se com o seu homólogo Vladimir Zelensky em uma tentativa de ultrapassar a política mais afastada de Kiev feita pelo premiê, Viktor Orbán.
Novak disse que manteve conversações "significativas" com Zelensky à margem de uma conferência diplomática em Kiev, de acordo com uma postagem em rede social ontem (23). Zelensky, por sua vez, disse estar "grato" pela visita e que trabalhará com Novak para melhorar os laços bilaterais.
Discussões bilaterais significativas com o presidente ucraniano em Kiev. À margem da Plataforma da Crimeia, concordamos com Zelensky que, como convém aos vizinhos: 1. Estabeleceríamos um canal direto de comunicação presidencial. 2. Começamos a preparar um novo documento sobre as relações entre os nossos países. 3. A Hungria junta-se às negociações da fórmula de paz iniciadas pelo presidente ucraniano. 4. Cooperamos principalmente no caso de crianças afetadas pela guerra. 5. Estamos a tentar progredir o mais rapidamente possível em relação aos direitos das minorias dos transcarpáticos.
Budapeste recusou-se a fornecer armas a Kiev e disse repetidamente que a contraofensiva da Ucrânia estava fadada ao fracasso.
Novak, que é a comandante suprema das Forças Armadas da Hungria, mas que por outro lado tem um papel em grande parte cerimonial, participou na Plataforma da Crimeia, o esforço diplomático de Zelensky para reunir apoio para a reintegração da península "ocupada pela Rússia".
A partir da esquerda, o presidente cipriota Nikos Christodoulides, o primeiro-ministro da Bélgica, Alexander De Croo, o presidente da França, Emmanuel Macron, o primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orban, o primeiro-ministro do Luxemburgo, Xavier Bettel, o presidente da Romênia, Klaus Werner Ioannis, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e o primeiro-ministro da Eslovênia, Robert Golob durante uma mesa redonda no edifício do Conselho Europeu em Bruxelas, sexta-feira, 30 de junho de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 15.08.2023
Panorama internacional
Hungria começa a sair da recessão enquanto economias do Leste Europeu lutam, diz mídia americana
Ela disse que concordou com um plano de cinco pontos, incluindo a adesão da Hungria ao plano de paz do ucraniano, que exige que a Rússia retire as suas tropas de todo o território da Ucrânia.
A presidente também disse que trabalhariam em um documento para redefinir as relações bilaterais e fortalecer os direitos da etnia húngara na Ucrânia.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала