- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

'O sistema político está falido': por que há tanto descontentamento com a democracia americana?

© AP Photo / J. Scott ApplewhiteO presidente da Câmara, Kevin McCarthy, republicano da Califórnia, preside a aprovação da HR 1, a "Lei de Custos de Energia Mais Baixa" dos republicanos, um amplo pacote de energia que contrariaria praticamente toda a agenda do presidente Joe Biden para lidar com a mudança climática, na Capitólio em Washington, 30 de março de 2023
O presidente da Câmara, Kevin McCarthy, republicano da Califórnia, preside a aprovação da HR 1, a Lei de Custos de Energia Mais Baixa dos republicanos, um amplo pacote de energia que contrariaria praticamente toda a agenda do presidente Joe Biden para lidar com a mudança climática, na Capitólio em Washington, 30 de março de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 19.08.2023
Nos siga no
A confiança dos norte-americanos em seu sistema político atingiu os níveis mais baixos da história, segundo indicadores incluídos em uma análise publicada pelo jornal The Washington Post (WP).
No artigo, o jornal atribui essa quebra de confiança na democracia a vários fatores como o sistema eleitoral, a polarização, a Constituição e a falta de diálogo entre população e governantes.
Na visão da mídia, o sistema político americano "alimenta frustração e descontentamento pela sua incapacidade de responder às necessidades dos seus cidadãos, e há pouco no horizonte para sugerir soluções".
"O ataque de 6 de janeiro de 2021 ao Capitólio é um emblema extremo do que acontece quando a democracia para de funcionar como deveria e o resultado dos ataques implacáveis ​​do ex-presidente Donald Trump à legitimidade do processo eleitoral com base em mentiras e distorções, um contínuo ameaça à democracia americana", observa o artigo.
Para analistas, o fracasso tem outros motivos adicionais como o colapso da confiança nas instituições, o sistema de eleições presidenciais e as nomeações vitalícias dos juízes da Suprema Corte.
Ao mesmo tempo, a crescente polarização do sistema político é um outro fato, visto que houve mudanças dentro dos dois partidos (republicanos e democratas) que ampliaram o fosso ideológico entre eles, gerou classificação geográfica que impulsionou as diferenças entre os estados vermelho e azul, uma crescente divisão urbano-rural e uma maior hostilidade entre os indivíduos em relação aos oponentes políticos.
Fotos mostram Donald Trump e Joe Biden participando do primeiro debate presidencial. - Sputnik Brasil, 1920, 09.08.2022
Panorama internacional
Insatisfação com partidos Democrata e Republicano bate recorde nos EUA, aponta pesquisa
A lacuna entre a política pública e a opinião pública também é uma das principais consequências do atual governo federal congelado. E três das questões mais comentadas, segundo a mídia, refletem isso: aborto, armas e imigração.

"O resultado é que, hoje, uma minoria da população pode exercer grande influência nas políticas e na liderança, levando muitos americanos a sentir cada vez mais que o governo é cativo do domínio da minoria", diz o texto do WP assinado por Dan Balz e Clara Ence Morse.

Os autores também lembram que, em duas oportunidades nas últimas duas décadas, o presidente foi eleito perdendo no voto popular: George W. Bush em 2000 e Trump em 2016. Além disso, quatro dos nove atuais juízes da Suprema Corte foram confirmados por senadores que representam uma minoria da população dos Estados Unidos.

"Desde 1998, os republicanos detêm a maioria no Senado por um total de 12 anos, mas durante esse período eles representaram não mais da metade da população do país", observa a análise do WP sobre os dados populacionais e a composição do Senado.

Da mesma forma, o WP também descobriu que durante a presidência de Trump, 43% de todas as indicações judiciais e governamentais foram confirmadas por senadores que representavam uma minoria da população; sob a presidência de Biden, nem 5% dos candidatos foram confirmados por senadores que representavam uma minoria da população.
Usina termelétrica a carvão (imagem referencial) - Sputnik Brasil, 1920, 30.06.2022
Panorama internacional
Suprema Corte dos EUA limita poder do governo de restringir emissões de carbono
"No geral, a situação atual é terrível. De acordo com as pesquisas, os americanos estão mais insatisfeitos com seu governo do que os cidadãos de quase qualquer outra democracia", dizem os analistas.
O professor de ciência política e políticas públicas na Universidade da Califórnia em Berkeley, Henry Brady, ouvido pela mídia, estuda essas questões há muitos anos, e ao examinar o estado atual da democracia nos Estados Unidos, ele se mostrou profundamente pessimista: "Estou apavorado. Acho que estamos em mau estado e não sei uma saída".
Os autores apontam que uma maneira de lidar com algumas das questões estruturais seria emendar a Constituição. Mas a Constituição dos EUA, embora escrita para ser emendada, provou ser virtualmente impossível de mudar.
Também não há acordo entre as partes sobre o que aflige o sistema. Muitos conservadores estão satisfeitos com o status quo e dizem que os liberais querem mudar as regras por razões puramente partidárias.
Passageiros usam celulares dentro de metrô em São Paulo, em 25 de julho de 2018 - Sputnik Brasil, 1920, 22.10.2022
Notícias do Brasil
Quais os efeitos e como lidar com o ódio em tempos de polarização política?
Nem todos os países têm constituições escritas, como o Reino Unido, por exemplo. Mas o processo de emenda, quando funciona de forma eficaz, é "um mecanismo para uma revolução pacífica", disse a historiadora Jill Lepore, que dirige o Projeto de Emendas da Universidade de Harvard.
Portanto, há valor em uma constituição escrita, mas apenas se ela puder ser alterada.
"O perigo é que ele se torne frágil e fixo – e então a única maneira de mudar seu sistema de governo ou reformar uma parte dele é por meio de uma insurreição", complementou a historiadora.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала