AbramsX vs. Armata: como o tanque de batalha de última geração dos EUA se compara ao análogo russo

© Foto / Twitter / @ronkainen7k15Demonstrador do AbramsX no Centro de Colaboração de Manobras da General Dynamics Land Systems em Sterling Heights
Demonstrador do AbramsX no Centro de Colaboração de Manobras da General Dynamics Land Systems em Sterling Heights - Sputnik Brasil, 1920, 10.08.2023
Nos siga no
A crise na Ucrânia mostrou a relevância contínua dos tanques no conflito, com as forças ucranianas queimando dezenas de tanques de fabricação ocidental, antes considerados superiores ao armamento russo. Qual é a visão do complexo militar-industrial dos EUA sobre o futuro da guerra de tanques e como o AbramsX se encaixa nisso? A Sputnik explica.
A mídia social está repleta de discussões sobre o principal demonstrador de tanque de batalha AbramsX após sua apresentação ao público em geral no Centro de Colaboração de Manobras de Sistemas de Terra da General Dynamics em Sterling Heights, Michigan, nesta semana.
Fotos do evento mostram civis posando com o gigante blindado, pintado de cinza da Wehrmacht e com pelo menos cinco logotipos AbramsX estilizados na torre e na frente de suas saias laterais.
A mídia social teve um dia de treino zombando do protótipo, perguntando se seus componentes, como saias laterais em ângulo, têm algum "propósito real além de traços de moda" e fazendo piadas sobre suas lanternas traseiras de uso geral de aparência barata, a prancha de madeira usada no lugar de um freio de estacionamento e o que parece ser um módulo de mira óptica instalado ao contrário. Alguns perguntaram se o tanque era um produto da Tesla, um Gundam, ou o resultado do que aconteceria caso um Abrams velho e um Lamborghini acasalassem.
© Foto / Twitter / @ronkainen7k15Protótipo AbramsX MBT
Protótipo AbramsX MBT - Sputnik Brasil, 1920, 10.08.2023
Protótipo AbramsX MBT

Quais são as características do AbramsX?

A General Dynamics ofereceu alguns detalhes dos recursos do protótipo do tanque desde que foi revelado pela primeira vez em uma exposição em Washington DC, em outubro de 2022.
Embora possa parecer semelhante a um Abrams MBT padrão, o AbramsX tem um peso relatado de apenas 49 toneladas métricas, 17 toneladas a menos que um M1 Abrams totalmente carregado e possui um comprimento de 7,9 metros e largura de 3,6 metros de largura, com um "corpo" de 2,3 metros de altura.
O protótipo apresenta um projeto de torre não tripulada com um canhão de cano liso XM360 de 120 mm e um arranjo de tripulação no cockpit para três pessoas, uma a menos que o M1 (soltando o carregador), incluindo uma escotilha separada para cada tripulante. As imagens da imprensa mostram que a torre do tanque inclui uma metralhadora XM914 de 30 mm, além de uma metralhadora coaxial de 7,62 mm.
© Foto / Twitter / @ronkainen7k15Protótipo AbramsX
Protótipo AbramsX - Sputnik Brasil, 1920, 10.08.2023
Protótipo AbramsX
Como seria de se esperar em um tanque de batalha principal de última geração, o AbramsX está configurado para ser equipado com recursos de inteligência artificial (IA) para diminuir a carga de trabalho da tripulação, inclusive para a identificação e priorização de alvos e comunicações com drones amigáveis agindo como batedores ou veículos aéreos não tripulados (UAVs, na sigla em inglês) de ataque.
Espera-se que o tanque inclua miras térmicas panorâmicas diurnas/noturnas de 360 graus — uma para o comandante e outra para o artilheiro.
A General Dynamics também planeja embalar o AbramsX com Arquitetura Eletrônica de Próxima Geração da Katalyst (NGEA, na sigla em inglês) do mesmo tipo que a gigante da defesa incluiu em seus futuros robôs de combate não tripulados, capacitando-os com a habilidade de navegar no terreno e evitar obstáculos. Os detalhes são escassos, mas esses recursos no AbramsX podem permitir que o tanque opere de forma totalmente autônoma.
Os projetistas também estão trabalhando em um sistema de proteção ativa "hemisférico" para detectar e interceptar mísseis antitanque inimigos e granadas lançadas por foguetes.

O tanque realmente será construído?

Indiscutivelmente, uma das características mais significativas do tanque é seu motor híbrido elétrico-diesel, que deve melhorar a eficiência de combustível em até 50% em comparação com o M1 (cujo motor de turbina multicombustível Honeywell transformou o tanque Abrams existente em um dos bebedores de gasolina mais pesados do mundo). Espera-se que o AbramsX seja capaz de funcionar em modo silencioso por curtos períodos usando energia elétrica, permitindo assim que o tanque se esgueire sobre os inimigos (se o gigante não for avistado a vários quilômetros de distância).
Não está claro se a General Dynamics vai obter o apoio necessário do Pentágono para se envolver em mais pesquisas e preparar a plataforma AbramsX para produção.
"É muito cedo para dizer qual será o futuro do tanque de guerra do Exército. O que posso dizer é que, sabe, estamos olhando para o futuro, sabe, quais são os investimentos que precisamos fazer, sabe, o que é atualmente a arte do possível, e penso que [o Comando de Futuros do Exército] continua a fazer experimentos por meio da equipe multifuncional de veículos de combate de próxima geração e começaremos a extrair algumas lições aprendidas", disse o subsecretário do Exército Gabe Camarillo à mídia dos EUA no início deste ano, quando perguntado sobre as perspectivas do AbramsX.
Tanque de batalha Abrams do Exército dos Estados Unidos - Sputnik Brasil, 1920, 08.08.2023
Operação militar especial russa
Tanques Abrams já estão a caminho da Ucrânia após EUA aprovarem 1º envio

O AbramsX é um Armata americano?

Especialistas militares e usuários de mídia social não puderam deixar de encontrar muitas semelhanças importantes entre o AbramsX e o T-14 Armata, o principal tanque de batalha russo de última geração construído na Armata Universal Combat Platform que foi revelado pela primeira vez em 2015. As semelhanças de destaque incluem um design de torre não tripulada, tripulação de três homens, carregador automático e planos para integração de IA.
"Tanto o AbramsX quanto o Armata são tanques em potencial", disse o fundador do portal MilitaryRussia.ru, Dmitry Kornev, à Sputnik.
"O Armata é nosso futuro tanque de batalha, e o AbramsX é atualmente um protótipo de um tanque americano avançado. É claro que nossos tanques competem com os americanos, pelo menos no papel", explicou Kornev. "Já temos o Armata. Pelo menos já está sendo testado. Já existe até produção em série limitada; está sendo produzido, passando por testes pelos militares. O AbramsX ainda é apenas um protótipo. Esta é a única cópia e ainda não é um tanque experimental."
Kornev apontou várias características de destaque que distinguem os dois tanques, incluindo o canhão principal de 120 mm do AbramsX, em comparação com o canhão principal de 125 mm do Armata. "O nosso acabou sendo um pouco maior; além disso, um possível canhão de 152 mm está sendo desenvolvido para o Armata. Quando finalizar, fica claro que o poder de fogo da Armata será muito maior" do que o de sua contraparte norte-americana.
Tanques de combate de Abrams da 4ª Divisão de Infantaria do Exército dos EUA, a 3ª Brigada de Combate da Equipa, do 68º Armamento do Regimento e do 1º Batalhão de vagões chegam à estação ferroviária de Gaiziunai a cerca de 110 km a oeste da capital Vilnius, Lituânia - Sputnik Brasil, 1920, 01.08.2023
Operação militar especial russa
EUA vão fornecer tanques Abrams à Ucrânia sem 'tecnologia sensível', diz mídia
"Em seguida, em relação ao projeto de layout do tanque. Não sabemos todos os detalhes, mas o layout do AbramsX não parece que vai mudar muito em comparação com o Abrams atual como o do Armata — que mudou de forma bastante revolucionária em comparação com as gerações anteriores de tanques [russos]. O Armata é genuinamente um tanque de outra geração — e tem um design modular, ou seja, módulos separados; um módulo de tripulação separado, um módulo de compartimento de transmissão de motor separado, um módulo de combate separado. Com o AbramsX, muito provavelmente, tudo é mais simples. Ou seja, um Abrams padrão foi levado e ligeiramente melhorado, por assim dizer. E o Abrams padrão não possui esse tipo de design modular", disse Kornev.
O observador militar vê aparente "paridade" nas características gerais das torres não tripuladas dos dois tanques, "embora a julgar pela aparência, o protótipo AbramsX pareça ter uma torre mais volumosa, talvez para armazenar munições. As dimensões da torre Armata são minimizadas em relação à silhueta geral do tanque", destacou.
Uma área em que o AbramsX pode ter uma vantagem sobre sua contraparte russa, se for produzido, é seu motor híbrido. "Ou seja, ele terá propulsão elétrica, e será movido por um motor a diesel — com princípio de funcionamento semelhante ao dos carros híbridos. Eles planejam reduzir pela metade o consumo de combustível – esta é uma vantagem bastante significativa", enfatizou Kornev, explicando que um motor híbrido significa menor massa, níveis de ruído reduzidos e possivelmente maiores características de aceleração, o que pode ser crítico no campo de batalha.
Em relação à proteção, Kornev está confiante de que o tanque russo é superior. "O Armata é um dos tanques mais bem protegidos do mundo. Possui proteção dinâmica, blindagem espaçada, granadas de fumaça inteligentes e um complexo de proteção ativa instalável. O AbramsX é mais simples. Ou seja, embora seja possível implantar proteção dinâmica no tanque, os modelos mais simples podem ter apenas blindagem espaçada, às vezes inserções de urânio. A composição exata da blindagem do tanque ainda é desconhecida, mas provavelmente terá menos proteção do que o Armata, e talvez até o T-90M Proryv", um MBT russo de terceira geração.
No período de 29 a 31 de maio, o 1º Regimento de Carros de Combate (1º RCC) realizou o tiro real com as Viaturas Blindadas de Combate Leopard 1A5 BR no Polígono de Tiro Tenente De Lacerda, situado no Campo de Instrução Barão de São Borja (Saicã) - Sputnik Brasil, 1920, 12.07.2023
Panorama internacional
'Mudaram para os tanques soviéticos': mídia diz o que Ucrânia fez com tanques Leopard
No final das contas, Kornev espera que o Armata seja mais barato que o AbramsX, embora ambos sejam caros (um Armata, por exemplo, custa várias vezes o preço de um novo T-90M para produzir).
"Provavelmente não é totalmente correto comparar o custo dos tanques russos e americanos, porque o custo de remuneração é diferente, as condições são diferentes. Os equipamentos americanos são tradicionalmente mais caros, custando uma vez e meia mais do que equipamentos similares produzidos na Rússia. Isso também se aplica a aviões, mísseis, submarinos e navios. O complexo militar-industrial deles é caro, mas eles têm dinheiro para isso", resumiu o observador.
Caça russo de quinta geração Su-57  - Sputnik Brasil, 1920, 04.08.2023
Panorama internacional
Rússia cria mísseis de curto alcance para caça Su-57 que superam os desenvolvimentos dos EUA

Lições ucranianas

A guerra por procuração da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) contra a Rússia na Ucrânia demonstrou que os princípios da guerra de tanques não perderam seu significado, mais de 80 anos após o primeiro desdobramento em massa de blindados durante a Segunda Guerra Mundial.
Depois de anunciar a entrega dos principais tanques de batalha da OTAN para a Ucrânia, as autoridades ocidentais e a mídia previram com confiança que os alemães Leopard 1 e 2 e os britânicos Challenger II derreteriam através dos tanques e defesas russos como uma faca quente atravessando a manteiga. No entanto, a paralisada contraofensiva ucraniana e a destruição de colunas blindadas ucranianas por campos minados, poder aéreo e artilharia russas demonstraram o que a Sputnik vem dizendo o tempo todo: que a coordenação efetiva de armas combinadas, inteligência no campo de batalha, competência do comandante e a habilidade da tripulação do tanque geralmente é muito mais significativa do que as características no papel de qualquer tanque.
Os usuários de mídia social que comentam o lançamento do AbramsX parecem ter percebido esse simples fato, apontando que "sem apoio aéreo" e a proliferação de ferramentas de guerra assimétricas baratas, como drones, o MBT de última geração poderia facilmente "acabar apenas com mais lixo explodido".
Outros mencionaram que, com apenas uma fábrica de tanques nos Estados Unidos, produzindo de dez a 15 tanques por mês usando cascos reformados, é improvável que o AbramsX "esteja disponível em breve", ou talvez nunca, se a enorme dívida nacional de US$ 32,7 trilhões (cerca de R$ 160,4 trilhões) finalmente o alcançar e afundar a economia norte-americana. Depois disso, alguns previram que, mesmo que qualquer um dos tanques fosse construído, eles poderiam muito bem ser usados para operações de pacificação urbana dentro dos EUA, em vez de guerras no exterior.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала