Operação militar especial russa

Rússia fez 50 ataques a aeródromos, oficinas de reparação e outros alvos em 1 semana, diz MD russo

As tropas russas aniquilaram milhares de efetivos ucranianos na última semana, atingindo ainda vários locais auxiliares ao esforço militar de Kiev, além de equipamentos, informou o órgão militar da Rússia.
Sputnik
As Forças Armadas da Rússia eliminaram na última semana mais de 2.200 soldados da Ucrânia nas direções de Donetsk e Kherson, e o mesmo aconteceu com 86 veículos militares, 20 peças de artilharia de campo, dois sistemas de mísseis antiaéreos Strela-10 e oito depósitos de munição ao ar livre, diz o Ministério da Defesa russo.
Além disso, acrescentou, as tropas russas assumiram posições mais vantajosas, libertaram o povoado de Nevelskoe, na República Popular de Donetsk, e repeliram quatro ataques inimigos.
Nas direções de Avdeevka e a sul de Donetsk, as baixas ucranianas às mãos dos combatentes russos nos últimos sete dias, incluindo os agrupamentos de tropas Tsentr (Centro) e Vostok (Leste), totalizaram mais de 3.680 pessoas, 152 veículos militares, incluindo quatro tanques, dois dos quais um Abrams dos EUA, e 29 peças de artilharia de campo, continuou ele.
Os militares russos também assumiram posições mais vantajosas e repeliram 71 ataques do adversário no mesmo período.
"De 9 a 15 de março, as Forças Armadas da Federação da Rússia realizaram 50 ataques em grupo com armas de alta precisão, lançadores múltiplos de foguetes e veículos aéreos não tripulados contra as instalações de infraestrutura de aeródromos das Forças Armadas da Ucrânia, oficinas de reparação de armas e equipamentos militares, depósitos de VANT e barcos não tripulados, arsenais e bases de combustível e lubrificantes", detalhou o Ministério da Defesa da Rússia, referindo que "todas as instalações designadas foram atingidas".
"Também foram atingidos pontos de destacamento de unidades das Forças Armadas da Ucrânia, formações nacionalistas e mercenários estrangeiros", acrescentou.
Segundo o ministério, foram também atacados com sucesso um lançador múltiplo de foguetes Himars - fabricado nos Estados Unidos, dois lançadores de mísseis antiaéreos Patriot - também fabricados nesse país e um sistema de mísseis antiaéreos S-300 com estações de radar.
Operação militar especial russa
Rússia elimina até 245 militares, várias peças de artilharia e atinge sistema Patriot dos EUA
Por fim, foram abatidos um caça MiG-29 e dois helicópteros Mi-8 da Força Aérea da Ucrânia, um míssil tático Tochka-U, cinco bombas aéreas guiadas Hammer de fabricação da França, 86 foguetes Himars de fabricação dos EUA, lançadores múltiplos de foguetes Vampire e Grad de fabricação da República Tcheca, e 915 drones.
No total, durante a realização da operação militar especial, foram destruídos 577 aviões, 269 helicópteros, 15.573 veículos aéreos não tripulados, 486 sistemas de defesa antiaérea, 15.496 tanques e outros veículos blindados de combate, 1.238 lançadores múltiplos de foguetes, 8.406 peças de artilharia de campanha e morteiros e 19.764 unidades de veículos militares especiais ucranianos, resumiu o Ministério da Defesa da Rússia.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Comentar