Panorama internacional

Drone ataca base militar dos EUA após assassinato de comandante no Iraque

Uma base militar dos Estados Unidos foi atacada nesta sexta-feira (5) na região de Al Harir, localizada na província de Arbil, norte do Iraque. A informação é da agência Shafaq, que cita o escritório antiterrorista do Curdistão iraquiano.
Sputnik
"Um veículo aéreo não tripulado, carregado de explosivos, atacou a base de Harir", afirmou a mídia em comunicado.
Esse foi o primeiro ataque de drones após os EUA anunciarem, na última quinta-feira (4), a morte do líder do grupo Harakat al-Nujaba, o comandante Mushtaq Jawad Kazim al-Jawari.
Desde o início da guerra entre o Hamas e Israel na Faixa de Gaza, onde mais de 22,5 mil palestinos já morreram, as instalações militares de Washington no Iraque e na Síria têm sido alvo de ataques aéreos diários, principalmente por drones, reivindicados por grupos armados xiitas que operam no Iraque.
Panorama internacional
Grupos xiitas iraquianos anunciam ataque a base dos EUA no Curdistão iraquiano

Ataque contra líder xiita em Bagdá

O porta-voz do Pentágono, Patrick Ryder, confirmou na quinta que o Exército dos EUA realizou um ataque na capital do Iraque, Bagdá, que matou Mushtaq Jawad Kazim al-Jawari.
Segundo relatos da mídia, um veículo aéreo não tripulado foi utilizado. Os EUA realizaram ataques aéreos em resposta a pelo menos 120 ataques contra suas forças no Iraque e na Síria desde 17 de outubro.
Esse foi o primeiro ataque do tipo na capital iraquiana, uma aparente escalada da crescente luta por procuração entre os Estados Unidos e as milícias apoiadas pelo Irã.
De acordo com as informações, quatro foguetes foram disparados, um deles acertando o carro onde o comandante estava com seu assistente Ali Abu Sajjad, que também morreu.
Comentar