- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Drone ataca base militar dos EUA após assassinato de comandante no Iraque

© AFP 2023 / Marinha dos EUAConvés do porta-aviões USS Enterprise na madrugada de 19 de dezembro de 1998, enquanto tripulantes se preparavam para a quarta rodada de ataques aéreos contra o Iraque no âmbito da operação Raposa do Deserto
Convés do porta-aviões USS Enterprise na madrugada de 19 de dezembro de 1998, enquanto tripulantes se preparavam para a quarta rodada de ataques aéreos contra o Iraque no âmbito da operação Raposa do Deserto - Sputnik Brasil, 1920, 05.01.2024
Nos siga no
Uma base militar dos Estados Unidos foi atacada nesta sexta-feira (5) na região de Al Harir, localizada na província de Arbil, norte do Iraque. A informação é da agência Shafaq, que cita o escritório antiterrorista do Curdistão iraquiano.
"Um veículo aéreo não tripulado, carregado de explosivos, atacou a base de Harir", afirmou a mídia em comunicado.
Esse foi o primeiro ataque de drones após os EUA anunciarem, na última quinta-feira (4), a morte do líder do grupo Harakat al-Nujaba, o comandante Mushtaq Jawad Kazim al-Jawari.
Desde o início da guerra entre o Hamas e Israel na Faixa de Gaza, onde mais de 22,5 mil palestinos já morreram, as instalações militares de Washington no Iraque e na Síria têm sido alvo de ataques aéreos diários, principalmente por drones, reivindicados por grupos armados xiitas que operam no Iraque.
Bandeira do Curdistão em Arbil, capital do Curdistão iraquiano - Sputnik Brasil, 1920, 27.12.2023
Panorama internacional
Grupos xiitas iraquianos anunciam ataque a base dos EUA no Curdistão iraquiano

Ataque contra líder xiita em Bagdá

O porta-voz do Pentágono, Patrick Ryder, confirmou na quinta que o Exército dos EUA realizou um ataque na capital do Iraque, Bagdá, que matou Mushtaq Jawad Kazim al-Jawari.
Segundo relatos da mídia, um veículo aéreo não tripulado foi utilizado. Os EUA realizaram ataques aéreos em resposta a pelo menos 120 ataques contra suas forças no Iraque e na Síria desde 17 de outubro.
Esse foi o primeiro ataque do tipo na capital iraquiana, uma aparente escalada da crescente luta por procuração entre os Estados Unidos e as milícias apoiadas pelo Irã.
De acordo com as informações, quatro foguetes foram disparados, um deles acertando o carro onde o comandante estava com seu assistente Ali Abu Sajjad, que também morreu.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала