Panorama internacional

Tentando evitar 'erro diplomático', Filipinas querem remover barreiras no mar do Sul da China

Manila prometeu remover os objetos de um local disputado no mar do Sul da China, que impede a passagem de navios pesqueiros.
Sputnik
As Filipinas tomarão "todas as ações apropriadas para causar a remoção de barreiras" em uma área disputada no mar do Sul da China, prometeu na segunda-feira (25) Eduardo Año, assessor de Segurança Nacional do país.
No domingo (24), as Filipinas compartilharam imagens de uma barreira flutuante que bloqueia o acesso de embarcações de pesca ao Scarborough Shoal, com navios da Guarda Costeira da China nas proximidades.
Citado na segunda-feira (25) pela agência britânica Reuters, o Ministério das Relações Exteriores das Filipinas condenou as barreiras como violadoras dos direitos de seus pescadores, e afirmou que "tomaria todas as medidas apropriadas para proteger a soberania de nosso país e o sustento de nossos pescadores".
"Temos que ter muito cuidado [para não cometer] qualquer erro diplomático", disse na segunda-feira (25) o comodoro Jay Tarriela, porta-voz da Guarda Costeira filipina, antes dos comentários do governo, quando questionado se a Guarda Costeira estava planejando remover a barreira.
Segundo ele, a China costuma colocar tais barreiras para vigiar um grande número de pescadores na área, e depois as remove.
Panorama internacional
Filipinas sobem tom com China ante navio em ilha disputada: 'Se existe acordo, foi rescindido agora'
Também na segunda-feira (25), a Guarda Costeira da China anunciou ter frustrado uma tentativa de entrada de uma embarcação filipina em uma área disputada do mar do Sul da China, o que forçou o navio a sair, referiu na segunda-feira (25) a agência britânica Reuters.
A China reivindica 90% do mar do Sul da China, sobrepondo-se às zonas econômicas exclusivas do Vietnã, Malásia, Brunei, Indonésia e Filipinas. Pequim se apoderou do Scarborough Shoal em 2012 e forçou os pescadores das Filipinas a navegar mais longe, o que resultou em uma menor quantidade de pesca.
Pequim também disputa com Manila a área em torno do BRP Sierra Madre, um navio americano da Segunda Guerra Mundial encalhado intencionalmente pelas forças filipinas em 1999 para exigir controle sobre a região.
Comentar