- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Filipinas abastecem posto militar em área disputada apesar da presença de navios da China

© AP Photo / Aaron FavilaBarcos de abastecimento das Filipinas (à direita) são escoltados pelo BRP Sindangan, da Guarda Costeira filipina (à esquerda) enquanto navios da Guarda Costeira da China (fora da foto) tentam bloqueá-los no Second Thomas Shoal, local disputado no mar do Sul da China, durante missão de rotação e reabastecimento em 22 de agosto de 2023
Barcos de abastecimento das Filipinas (à direita) são escoltados pelo BRP Sindangan, da Guarda Costeira filipina (à esquerda) enquanto navios da Guarda Costeira da China (fora da foto) tentam bloqueá-los no Second Thomas Shoal, local disputado no mar do Sul da China, durante missão de rotação e reabastecimento em 22 de agosto de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 24.08.2023
Nos siga no
Manila esteve envolvida em um incidente com as forças navais de Pequim no início do mês, no Second Thomas Shoal, onde um navio americano encalhado está na base de uma discórdia.
As Filipinas informaram na terça-feira (26) que conseguiram entregar suprimentos aos seus fuzileiros navais que se encontram bordo de um velho navio americano encalhado em um recife no mar do Sul da China, apesar do bloqueio por quatro navios chineses, escreve na quarta-feira (27) a agência norte-americana Associated Press (AP).
A ação aconteceu no Second Thomas Shoal, uma área que Manila vê como sua zona econômica exclusiva, enquanto Pequim rebate que o navio americano da Segunda Guerra Mundial foi encalhado para alargar o território reivindicado pelas Filipinas.
Segundo a agência norte-americana, o sucedido foi monitorizado por um avião da Marinha dos EUA. Kanishka Gangopadhyay, porta-voz da Embaixada dos EUA nas Filipinas, não deu detalhes sobre o incidente, apenas referindo que "todas as nossas atividades militares nas Filipinas são conduzidas em total coordenação com nossos aliados filipinos".
"Estamos felizes por a missão de reabastecimento ter sido bem-sucedida, não obstante todos os bloqueios perigosos e outras ações", disse à AP o comandante Emmanuel Dangate, do Cabra, um navio da Guarda Costeira filipina.
A Guarda Costeira da China tem referido sua oposição às atividades das Filipinas. Na manhã de terça-feira (22) um dos tripulantes de uma embarcação chinesa emitiu um aviso enquanto ambos os lados afirmavam seus direitos territoriais durante uma troca de mensagens de rádio.
Soldados filipinos participam de cerimônia de hasteamento de bandeira na Ilha Mavulis, Batanes, 29 de junho de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 11.08.2023
Panorama internacional
Filipinas planejam enviar reservistas ao mar do Sul da China para combater Pequim, diz Manila
"Para evitar erros de cálculo, saiam e se mantenham afastados, caso contrário, vocês terão total responsabilidade por todas as consequências", disse.
Uma vez que os navios filipinos permaneceram no local, o militar da Guarda Costeira alertou que, devido a essa contínua "infração e provocação, tomaremos contramedidas".
Em seguida, segundo a AP, os navios da Guarda Costeira da China passaram repetidamente à proa de dois dos navios filipinos e das embarcações de suprimento, e três posicionaram-se na frente do navio Cabra das Filipinas.
Isso ocorre depois que a China disparou no início de agosto um canhão de água contra um barco filipino que estava tentando abastecer o posto militar avançado há mais de duas semanas.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала