- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Filipinas sobem tom com China ante navio em ilha disputada: 'Se existe acordo, foi rescindido agora'

© AP Photo / Bullit MarquezNesta foto tirada em 29 de março de 2014, uma bandeira filipina tremula no convés do navio da Marinha filipina LT 57 Sierra Madre ao largo de Second Thomas Shoal no mar do Sul da China
Nesta foto tirada em 29 de março de 2014, uma bandeira filipina tremula no convés do navio da Marinha filipina LT 57 Sierra Madre ao largo de Second Thomas Shoal no mar do Sul da China - Sputnik Brasil, 1920, 09.08.2023
Nos siga no
Líder filipino diz que não vai remover navio que se tornou outro ponto crítico na crescente disputa com Pequim no mar do Sul da China.
Nesta quarta-feira (9), o presidente filipino, Ferdinand Marcos Jr. foi direto em uma declaração sobre a remoção de um navio da Segunda Guerra Mundial em um baixio no mar do Sul da China.

"Não tenho conhecimento de nenhum acordo para que as Filipinas retirem de seu território seu próprio navio. E deixe-me ir mais longe: se existe tal acordo, eu rescindi esse acordo a partir de agora", afirmou o presidente citado pela Bloomberg.

Ontem (8), Pequim pediu a Manila para rebocar o navio militar, dizendo que o fornecimento contínuo de materiais de construção de Manila para o navio em Ayungin Shoal foi o que desencadeou o recente bloqueio de navios filipinos pela China.
As Filipinas colocaram o navio, chamado BRP Sierra Madre, em Ayungin Shoal em 1999 como instalação permanente do governo em resposta à ocupação chinesa do recife Mischief quatro anos antes.
Navio da Guarda Costeira Chinesa (D) usando um canhão de água para atacar um barco vietnamita de Vigilância de Pesca perto do local da plataforma de petróleo chinesa em águas disputadas do mar do Sul da China, na costa central do Vietnã, 2 de junho de 2014 - Sputnik Brasil, 1920, 09.08.2023
Panorama internacional
China afirma que Filipinas buscam 'ocupar permanentemente' ilha disputada (VÍDEO)
A China, no entanto, exortou repetidamente as Filipinas a rebocar o navio militar que encalhou "ilegalmente" e "deliberadamente" no banco de areia. Pequim também considera o cardume, que chama de Ren'ai Jiao, como parte de seu território.
No sábado (5), embarcações chinesas e filipinas tiveram um encontro tenso no mar disputado, com Manila acusando Pequim de usar canhões de água e bloquear uma missão de reabastecimento para soldados tripulando o navio encalhado.
A China disse que suas ações eram justificadas, já que as Filipinas estavam supostamente trazendo materiais de construção à embarcação.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала