- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Tentando evitar 'erro diplomático', Filipinas querem remover barreiras no mar do Sul da China

© AFP 2023 / Ted AljibeNavio de pescador filipino com seu cachorro de estimação passam por barcos de pesca ancorados perto do Scarborough Shoal, controlado por Pequim, no disputado mar do Sul da China, 21 de setembro de 2023
Navio de pescador filipino com seu cachorro de estimação passam por barcos de pesca ancorados perto do Scarborough Shoal, controlado por Pequim, no disputado mar do Sul da China, 21 de setembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 25.09.2023
Nos siga no
Manila prometeu remover os objetos de um local disputado no mar do Sul da China, que impede a passagem de navios pesqueiros.
As Filipinas tomarão "todas as ações apropriadas para causar a remoção de barreiras" em uma área disputada no mar do Sul da China, prometeu na segunda-feira (25) Eduardo Año, assessor de Segurança Nacional do país.
No domingo (24), as Filipinas compartilharam imagens de uma barreira flutuante que bloqueia o acesso de embarcações de pesca ao Scarborough Shoal, com navios da Guarda Costeira da China nas proximidades.
Citado na segunda-feira (25) pela agência britânica Reuters, o Ministério das Relações Exteriores das Filipinas condenou as barreiras como violadoras dos direitos de seus pescadores, e afirmou que "tomaria todas as medidas apropriadas para proteger a soberania de nosso país e o sustento de nossos pescadores".
"Temos que ter muito cuidado [para não cometer] qualquer erro diplomático", disse na segunda-feira (25) o comodoro Jay Tarriela, porta-voz da Guarda Costeira filipina, antes dos comentários do governo, quando questionado se a Guarda Costeira estava planejando remover a barreira.
Segundo ele, a China costuma colocar tais barreiras para vigiar um grande número de pescadores na área, e depois as remove.
Nesta foto tirada em 29 de março de 2014, uma bandeira filipina tremula no convés do navio da Marinha filipina LT 57 Sierra Madre ao largo de Second Thomas Shoal no mar do Sul da China - Sputnik Brasil, 1920, 09.08.2023
Panorama internacional
Filipinas sobem tom com China ante navio em ilha disputada: 'Se existe acordo, foi rescindido agora'
Também na segunda-feira (25), a Guarda Costeira da China anunciou ter frustrado uma tentativa de entrada de uma embarcação filipina em uma área disputada do mar do Sul da China, o que forçou o navio a sair, referiu na segunda-feira (25) a agência britânica Reuters.
A China reivindica 90% do mar do Sul da China, sobrepondo-se às zonas econômicas exclusivas do Vietnã, Malásia, Brunei, Indonésia e Filipinas. Pequim se apoderou do Scarborough Shoal em 2012 e forçou os pescadores das Filipinas a navegar mais longe, o que resultou em uma menor quantidade de pesca.
Pequim também disputa com Manila a área em torno do BRP Sierra Madre, um navio americano da Segunda Guerra Mundial encalhado intencionalmente pelas forças filipinas em 1999 para exigir controle sobre a região.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала