Panorama internacional

Novo drone subaquático russo é capaz de permanecer no fundo do mar por 6 meses à espera de ordens

O novíssimo drone subaquático de titânio Argus é capaz de permanecer no fundo do mar durante seis meses a uma profundidade de até seis quilômetros à espera de ordem para iniciar as operações, informou à Sputnik Andrei Baranov, vice-diretor-geral do Escritório Central de Projetos de Engenharia Naval Rubin, em São Petersburgo.
Sputnik
A apresentação do veículo subaquático autônomo não tripulado Argus realizou-se no fórum técnico-militar russo EXÉRCITO 2023.
"O Argus será capaz de atuar como um veículo subaquático 'residente' capaz de ficar submerso por seis meses, e no futuro – ainda mais [tempo]", disse Baranov.
A infraestrutura submersa, neste caso o dispositivo de atracagem subaquático, expande as capacidades do aparelho ao carregar as baterias, permitindo também a troca de informações com o centro de controle localizado em terra ou em uma plataforma costeira.
Desenvolvido 1º quadricóptero lançado por submarino imerso (FOTOS, VÍDEO)
Com dispositivos de atracagem subaquática, os veículos não tripulados não precisarão de embarcações de suporte de superfície, o que reduzirá significativamente os custos operacionais.
Baranov disse também que as modificações do Argus podem submergir a uma profundidade de até 6.000 metros. O drone tem um "esqueleto" de titânio e o casco é feito de materiais compósitos.
Comentar