- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Especialista: drone subaquático da Coreia do Norte pode alcançar bases dos EUA no Japão ou Guam

© Foto / Lockheed MartinRecentemente, a Marinha dos EUA divulgou as primeiras imagens do veículo submarino não tripulado Orca Extra Large (XLUUV), mostrando o batizado e lançamento do protótipo de teste do drone
Recentemente, a Marinha dos EUA divulgou as primeiras imagens do veículo submarino não tripulado Orca Extra Large (XLUUV), mostrando o batizado e lançamento do protótipo de teste do drone - Sputnik Brasil, 1920, 24.03.2023
Nos siga no
O novo drone subaquático da Coreia do Norte é capaz de portar uma carga nuclear, tem o alcance suficiente para atacar todos os portos sul-coreanos e, se for lançado furtivamente de um navio de pesca, poderia atingir as bases dos EUA no Japão e em Guam, disse Kim Dong-yup, professor sul-coreano.
"Há informações de que o aparelho navegou mais de 200 quilômetros a uma velocidade média de dois nós (cerca de 3,7 km/h). Ou seja, se ele for à velocidade de quatro nós percorrerá 400 km e, sendo lançado diretamente da Coreia do Norte, poderá chegar a todos os portos sul-coreanos", disse o professor da Universidade de Estudos Norte-Coreanos em Seul.

"E se, tal como afirma Pyongyang, puder ser lançado de um navio de pesca após ser previamente carregado, sob a cobertura de navios mercantes, será possível atacar as bases da Marinha dos EUA no Japão e em Guam", explicou Kim Dong-yup em entrevista à Sputnik.

O especialista observou que as previsões se baseiam apenas em declarações oficiais da Coreia do Norte, que ainda não podem ser verificadas, mas essas declarações também não podem ser subestimadas.
"Dado que as armas subaquáticas não tripuladas são uma área em que há agora uma corrida acirrada em todo o mundo para desenvolver vários sistemas e uma significativa parte deles está se materializando, é difícil subestimar as declarações da Coreia do Norte", concluiu ele.
Anteriormente, Pyongyang declarou que, de 21 a 23 de março, foram realizados testes de um novo sistema ofensivo subaquático. De acordo com a mídia estatal norte-coreana, essa "arma secreta" é o veículo subaquático nuclear não tripulado Haeil (Tsunami) que estava em desenvolvimento desde 2012 e passou por mais de 50 testes nos últimos dois anos, 29 dos quais foram realizados sob a liderança pessoal do líder do país, Kim Jong-un.
O objetivo declarado desta arma é "chegar discretamente na área de operações e destruir grupos inimigos de navios e principais portos usados por eles por meio de uma explosão subaquática que provocaria um tsunami radioativo superpotente". Além disso, ele pode ser "enviado" a qualquer zona costeira, porto ou navio.
Segundo se informa, o Haeil durante testes teria navegado em estado submerso 59 horas e 12 minutos em um trajeto no mar do Japão a uma profundidade de 80-150 metros.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала