'Submarino russo do futuro' Arktur: plataforma portadora universal de armas avançadas

© Sputnik / Sergei MamontovNovo submarino nuclear russo - Kazan
Novo submarino nuclear russo - Kazan - Sputnik Brasil, 1920, 21.06.2023
Nos siga no
Nesta quarta-feira (21) é inaugurado em São Petersburgo o 11º Salão Naval Internacional (MVMS-2023, na sigla em russo), uma das maiores plataformas do mundo para demonstração dos últimos avanços na área de construção naval militar, comunicações e armas navais.
Em entrevista à Sputnik, Igor Vilnit, diretor-geral do Escritório Central de Projetos Rubin, falou sobre as perspectivas da Marinha russa para o futuro e que novidades serão apresentadas no evento deste ano.

Submarino Arktur – um portador universal de armas

Na exposição EXÉRCITO do ano passado foi apresentado o novo projeto conceitual de submarino russo Arktur, que deve se tornar uma plataforma portadora universal para armas e outros equipamentos técnicos. Que armas e equipamentos estão previstos para serem colocados nele?

"O conceito Arktur é focado na segunda metade do século, mas posso dizer com certeza que mesmo nesse tempo os submarinos também vão desempenhar tarefas de dissuasão estratégica e condução de ataques de alta precisão contra alvos costeiros e marítimos. Portanto, nosso projeto inclui a possibilidade de conexão com uma grande variedade de armas – desde tático-operacionais a estratégicas. Isso também se aplica a outras cargas úteis – veículos subaquáticos não tripulados, veículos aéreos não tripulados, elementos de sistemas em rede", explicou o diretor-geral.

A principal vantagem de um submarino nuclear é sua furtividade. A Sputnik questionou o especialista de que maneira é planejado assegurar essa característica no projeto Arktur e como mudará o revestimento do submarino.
© Foto / Escritório Central de Projetos de Engenharia Naval RubinIlustração do submarino nuclear do futuro Arktur
Ilustração do submarino nuclear do futuro Arktur - Sputnik Brasil, 1920, 20.06.2023
Ilustração do submarino nuclear do futuro Arktur
"Assegurar a furtividade tem se tornado bastante mais difícil durante os últimos 20 anos, uma vez que as capacidades dos sistemas espaciais têm aumentado e tem surgido uma extensa variedade de equipamentos não tripulados", frisou Vilnit.
"O conceito do Arktur é uma tentativa de entender essas novas realidades. Sua forma incomum é ditada pela necessidade de reduzir o nível do sinal hidroacústico refletido. Essa forma funcionará em conjunto com o novo revestimento ativo, que não só absorverá o sinal do sonar, mas também o abafará. Os veículos autônomos se tornarão antenas de comunicação remotas, permitirão que o submarino se distancie no espaço e no tempo das operações que ameaçam com a perda da furtividade", disse ele.

Submarino convencional Amur e600 com autonomia de 17 dias

Sputnik também questionou como o comando da Marinha da Rússia qualificou o projeto do submarino convencional Amur e600 e se ele tem perspectivas de exportação.
"O comando-geral da Marinha autorizou-nos no ano passado a apresentar este modelo no estande deles, mas o navio é projetado como [um modelo] de exportação", observou o diretor-geral da Rubin.
Vale destacar que o submarino pode permanecer submerso de modo autônomo por até 17 dias. Isto foi conseguido graças ao uso de baterias de íons de lítio.
Submarino russo - Sputnik Brasil, 1920, 14.05.2023
Submarinos de alta tecnologia da Rússia detectam vulnerabilidades e viram problema para a OTAN

Perspectivas do desenvolvimento do submarino do projeto 636

"O projeto 636 passa por modernização, especialmente no campo de armas eletrônicas, bem como no aumento da furtividade do navio. No projeto foram introduzidos alguns desenvolvimentos aplicados a submarinos da geração seguinte como o Lada. O projeto 636 pode ser aprimorado, a reserva de modernização ainda não foi esgotada", concluiu Vilnit.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала