Submarinos de alta tecnologia da Rússia detectam vulnerabilidades e viram problema para a OTAN

© AP Photo / Ministério da Defesa da Rússia via APSubmarino russo
Submarino russo - Sputnik Brasil, 1920, 14.05.2023
Nos siga no
Uma recente publicação da Newsweek destaca que a maior parte do investimento naval da Rússia foi destinada para sua frota de submarinos de alta tecnologia.
A mídia sublinha que a frota russa de submarinos é hoje motivo de grande preocupação da OTAN, já que é considerada uma força formidável.
A mídia observa que os russos investiram pesado em sua capacidade subaquática desde 2014, produzindo e implantando não apenas submarinos convencionais como também nucleares, enquanto os EUA e países ocidentais pararam no tempo.

"As capacidades antissubmarino da OTAN atrofiaram após o fim da Guerra Fria, desviando sua atenção para outros setores", destacou a mídia.

Também foi assinalado que os submarinos russos já foram avistados em "rotas inesperadas" pelas autoridades ocidentais, como, por exemplo, no Atlântico Norte, mar da Irlanda e mar do Norte, evidenciando dessa forma as vulnerabilidades da OTAN no cenário subaquático.
Os países ocidentais estão preocupados com a "ameaça" aos seus cabos submarinos, que estariam expostos às embarcações russas e se tornando um grande problema para o bloco militar.
Além disso, o envio de submarinos russos aos oceanos em torno do mundo é um alerta ao Ocidente para as consequências de um confronto direto com a Rússia na Ucrânia, enviando uma mensagem à OTAN de que Moscou pode ser um grande problema diretamente para as cidades americanas.
Com isso, os EUA e seus aliados passaram a se esforçar para recuperar o tempo perdido e tentar melhorar suas capacidades de guerra antissubmarino. Ainda assim, o avanço dos países ocidentais nesta área segue em marcha lenta.
O lançamento na água do novo submarino russo diesel-elétrico do projeto 636.3, Mozhaisk, foi realizado nesta quinta-feira (27), na cidade de São Petersburgo - Sputnik Brasil, 1920, 27.04.2023
Rússia lança novo submarino diesel-elétrico para Frota do Pacífico (FOTOS)
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала