Operação militar especial russa

AIEA diz não ter encontrado minas no telhado da usina nuclear de Zaporozhie

A Agência Internacional de Energia Atômica declarou que obteve acesso ao telhado das instalações, mas não encontrou lá minas.
Sputnik
Os especialistas da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) não encontraram minas após inspecionar os telhados dos prédios dos reatores da usina nuclear de Zaporozhie, informou na sexta-feira (4) a organização, citando seu diretor-geral.
"Especialistas da Agência Internacional de Energia Atômica não encontraram minas ou explosivos nos telhados dos prédios dos reatores da terceira e quarta unidades de energia, bem como na sala de turbinas", disse o comunicado de Rafael Grossi.
A declaração especificou que a equipe da AIEA obteve acesso às instalações mencionadas na tarde de quinta-feira (3).
Operação militar especial russa
Kiev avalia cenários para ações de sabotagem na usina nuclear de Zaporozhie, diz funcionário russo
"O grupo [de especialistas da agência] continuará com suas solicitações para visitar os telhados das quatro unidades de energia restantes", acrescentou a agência.
No final de julho, uma delegação da organização encontrou minas antipessoais direcionais entre as cercas do perímetro interno e externo da central nuclear de Zaporozhie, que, mesmo em caso de detonação, não representavam uma ameaça à segurança nuclear. A delegação relatou na época que as minas encontradas estavam localizadas na zona de acesso restrito, onde a equipe de manutenção da usina não tem acesso.
A usina nuclear de Zaporozhie está localizada na margem esquerda do rio Dniepre, perto de Energodar, tendo sido tomada pela Rússia em outubro de 2022. Os militares ucranianos bombardeiam regularmente a própria cidade e o território adjacente à usina.
Comentar