- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

Kiev avalia cenários para ações de sabotagem na usina nuclear de Zaporozhie, diz funcionário russo

© Sputnik / FalinUsina nuclear de Zaporozhie, na Ucrânia
Usina nuclear de Zaporozhie, na Ucrânia - Sputnik Brasil, 1920, 27.06.2023
Nos siga no
O governo ucraniano está considerando vários cenários de provocação na usina nuclear de Zaporozhie (ZNPP, na sigla em inglês), incluindo mísseis e ataques terroristas, disse Vladimir Rogov, um alto funcionário da administração regional de Zaporozhie à Sputnik.
"O regime [do presidente ucraniano Vladimir] Zelensky está tramando vários cenários em relação à usina nuclear no contexto do fracasso da contraofensiva. Isso pode ser um ataque de míssil, um ataque terrorista ou uma tentativa de capturá-la forçando o [rio] Dniepre", disse Rogov, acrescentando que Zelensky e o chefe da inteligência militar ucraniana, Kirill Budanov, estavam por trás da preparação de uma possível provocação.
Rogov afirmou que Kiev também planeja usar a mídia como parte de sua provocação para acusar Moscou, entre outras coisas, de minar a ZNPP — uma alegação que já foi refutada pela missão da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) presente na usina.
O responsável russo alertou que a possível provocação pode ser realizada antes da cúpula da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) em Vilnius, marcada para 11 e 12 de julho.
Localizada na margem esquerda do rio Dniepre, a instalação nuclear de Zaporozhie é a maior usina nuclear da Europa em número de unidades e produção de energia. Ela ficou sob o controle das forças russas no início de março de 2022 e desde então tem sido repetidamente bombardeada, levantando preocupações internacionais sobre um possível acidente nuclear.
A AIEA estabeleceu uma presença permanente de seus especialistas na estação nuclear de Zaporozhie em setembro de 2022 para garantir sua segurança durante o conflito militar entre a Rússia e a Ucrânia.
Diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Rafael Mariano Grossi, durante coletiva de imprensa - Sputnik Brasil, 1920, 08.06.2023
Operação militar especial russa
AIEA: colapso da barragem pode privar usina nuclear de Zaporozhie de água e danificar reatores
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала