- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

AIEA encontra minas antipessoal no perímetro externo da usina nuclear de Zaporozhie

© Sputnik / Konstantin MIkhalchevskyUsina nuclear de Zaporozhie
Usina nuclear de Zaporozhie - Sputnik Brasil, 1920, 25.07.2023
Nos siga no
Especialistas da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) descobriram na periferia do território da usina nuclear de Zaporozhie minas antipessoal que não representam um perigo para a estação, de acordo com o comunicado do diretor-geral da AIEA, Rafael Grossi.
Assim, durante uma inspeção em 23 de julho, a equipe da AIEA observou várias minas na zona-tampão entre as cercas do perímetro interno e externo. Os especialistas destacaram que elas estavam localizadas em uma área restrita à qual o pessoal de manutenção da estação não tinha acesso. Os especialistas não encontraram tais minas no perímetro interno durante a inspeção.

"Nossa equipe discutiu esta descoberta com a estação e disseram-lhe que era uma solução militar, em uma área controlada por militares. [...] Mas a presença de tais explosivos não está em conformidade com as normas de segurança da AIEA e as regras de segurança nuclear e cria pressão psicológica adicional sobre o pessoal de estação", disse Grossi.

Além disso, ele sublinhou que qualquer detonação destas minas não deverá afetar a segurança nuclear da instalação e, por isso, a equipe continuará a interagir com a estação.
Na semana passada, Rafael Grossi afirmou que os especialistas da agência realizaram verificações adicionais na usina nuclear de Zaporozhie e não encontraram equipamentos militares pesados, explosivos ou minas lá.
A usina nuclear de Zaporozhie, a maior usina nuclear da Europa, está localizada na margem esquerda do rio Dniepre, perto da cidade de Energodar. A usina nuclear ficou sob controle russo em outubro de 2022. A AIEA, por sua vez, declarou várias vezes a necessidade de criar uma zona de segurança ao redor da instalação.
Diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Rafael Mariano Grossi, durante coletiva de imprensa - Sputnik Brasil, 1920, 08.06.2023
Operação militar especial russa
AIEA: colapso da barragem pode privar usina nuclear de Zaporozhie de água e danificar reatores
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала