- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

AIEA diz não ter encontrado minas no telhado da usina nuclear de Zaporozhie

© Sputnik / Taisiya VorontsovaUsina nuclear de Zaporozhie, que foi visitada por uma delegação da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), chefiada pelo diretor-geral Rafael Grossi, foto publicada em 15 de abril de 2023
Usina nuclear de Zaporozhie, que foi visitada por uma delegação da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), chefiada pelo diretor-geral Rafael Grossi, foto publicada em 15 de abril de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 04.08.2023
Nos siga no
A Agência Internacional de Energia Atômica declarou que obteve acesso ao telhado das instalações, mas não encontrou lá minas.
Os especialistas da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) não encontraram minas após inspecionar os telhados dos prédios dos reatores da usina nuclear de Zaporozhie, informou na sexta-feira (4) a organização, citando seu diretor-geral.
"Especialistas da Agência Internacional de Energia Atômica não encontraram minas ou explosivos nos telhados dos prédios dos reatores da terceira e quarta unidades de energia, bem como na sala de turbinas", disse o comunicado de Rafael Grossi.
A declaração especificou que a equipe da AIEA obteve acesso às instalações mencionadas na tarde de quinta-feira (3).
Usina nuclear de Zaporozhie, na Ucrânia - Sputnik Brasil, 1920, 27.06.2023
Operação militar especial russa
Kiev avalia cenários para ações de sabotagem na usina nuclear de Zaporozhie, diz funcionário russo
"O grupo [de especialistas da agência] continuará com suas solicitações para visitar os telhados das quatro unidades de energia restantes", acrescentou a agência.
No final de julho, uma delegação da organização encontrou minas antipessoais direcionais entre as cercas do perímetro interno e externo da central nuclear de Zaporozhie, que, mesmo em caso de detonação, não representavam uma ameaça à segurança nuclear. A delegação relatou na época que as minas encontradas estavam localizadas na zona de acesso restrito, onde a equipe de manutenção da usina não tem acesso.
A usina nuclear de Zaporozhie está localizada na margem esquerda do rio Dniepre, perto de Energodar, tendo sido tomada pela Rússia em outubro de 2022. Os militares ucranianos bombardeiam regularmente a própria cidade e o território adjacente à usina.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала