Panorama internacional

Hospital-navio chinês chega a país insular do Pacífico ante disputa por influência com EUA

O navio deve ajudar a atender pacientes no país e aumentar as discussões bilaterais. A região tem sido tradicionalmente o "quintal" de países como os EUA, a Austrália e a Nova Zelândia.
Sputnik
Um navio-hospital administrado por militares chineses chegou a Kiribati pela primeira vez, informou no domingo (16) a agência britânica Reuters.
O navio, chamado Arca da Paz, atracou no sábado (15) em Kiribati para iniciar uma visita de sete dias que inclui assistência médica humanitária, informou o Ministério da Defesa chinês em sua conta oficial do WeChat.
Enquanto a equipe médica do navio de mais de 15.000 toneladas atenderá pacientes no hospital local e em outros locais, o comandante chinês se reunirá com líderes de Kiribati, incluindo o presidente, o ministro da Saúde, o ministro dos Transportes e o chefe de polícia, de acordo com a Reuters.
Panorama internacional
EUA não usarão Papua-Nova Guiné para operações ofensivas, diz premiê do país insular
Trata-se da primeira vez que uma embarcação da Marinha chinesa visita Kiribati, depois que o país insular do Pacifico passou a reconhecer a China em vez de Taiwan em 2019.
O navio também deve visitar as Ilhas Salomão, Timor Leste, Tonga e Vanuatu.
A China vem construindo laços no Pacífico nos últimos anos, para a consternação dos EUA, da Austrália e da Nova Zelândia, que há muito tempo veem a região como sua esfera de influência.
Comentar