- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Hospital-navio chinês chega a país insular do Pacífico ante disputa por influência com EUA

© AP Photo / Eranga JayawardenaTrabalhadores portuários do Sri Lanka seguram bandeira nacional da China para dar as boas-vindas ao navio de pesquisa chinês Yuan Wang 5, ao chegar ao Porto Internacional de Hambantota, em Hambantota, Sri Lanka, 16 de agosto de 2022
Trabalhadores portuários do Sri Lanka seguram bandeira nacional da China para dar as boas-vindas ao navio de pesquisa chinês Yuan Wang 5, ao chegar ao Porto Internacional de Hambantota, em Hambantota, Sri Lanka, 16 de agosto de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 17.07.2023
Nos siga no
O navio deve ajudar a atender pacientes no país e aumentar as discussões bilaterais. A região tem sido tradicionalmente o "quintal" de países como os EUA, a Austrália e a Nova Zelândia.
Um navio-hospital administrado por militares chineses chegou a Kiribati pela primeira vez, informou no domingo (16) a agência britânica Reuters.
O navio, chamado Arca da Paz, atracou no sábado (15) em Kiribati para iniciar uma visita de sete dias que inclui assistência médica humanitária, informou o Ministério da Defesa chinês em sua conta oficial do WeChat.
Enquanto a equipe médica do navio de mais de 15.000 toneladas atenderá pacientes no hospital local e em outros locais, o comandante chinês se reunirá com líderes de Kiribati, incluindo o presidente, o ministro da Saúde, o ministro dos Transportes e o chefe de polícia, de acordo com a Reuters.
Secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, à direita, participa de reunião bilateral com o primeiro-ministro de Papua-Nova Guiné, James Marape, à esquerda, às margens da cúpula da APEC, 17 de novembro de 2022, Bangkok, Tailândia. - Sputnik Brasil, 1920, 23.05.2023
Panorama internacional
EUA não usarão Papua-Nova Guiné para operações ofensivas, diz premiê do país insular
Trata-se da primeira vez que uma embarcação da Marinha chinesa visita Kiribati, depois que o país insular do Pacifico passou a reconhecer a China em vez de Taiwan em 2019.
O navio também deve visitar as Ilhas Salomão, Timor Leste, Tonga e Vanuatu.
A China vem construindo laços no Pacífico nos últimos anos, para a consternação dos EUA, da Austrália e da Nova Zelândia, que há muito tempo veem a região como sua esfera de influência.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала