Panorama internacional

Por telefone, Erdogan e Biden discutem Ucrânia, candidatura da Suécia à OTAN e aquisição de F-16

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, manteve uma conversa por telefone com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, neste domingo (9), na qual discutiram as propostas de adesão à OTAN da Ucrânia e da Suécia, bem como as entregas de caças F-16, disse a presidência turca.
Sputnik

"As conversações se concentraram no status da Ucrânia na Organização do Tratado do Atlântico Norte [OTAN], na adesão da Suécia à OTAN, no fornecimento de aeronaves F-16 e no processo de adesão plena da Turquia à União Europeia [UE]. Os líderes concordaram em se encontrar pessoalmente em Vilnius [na cúpula da OTAN] e discutir em detalhes as relações bilaterais Turquia-EUA e questões regionais", disse o comunicado da presidência.

Erdogan disse a Biden que "a Suécia deu alguns passos na direção certa ao emendar a legislação antiterrorismo, mas o fato de que os apoiadores do Partido dos Trabalhadores do Curdistão [PKK/PYD/YPG], proibidos na Turquia, continuam a realizar livremente manifestações glorificando o terrorismo tornam inúteis os passos dados", disse a presidência.
O líder turco também disse que "é errado conectar o pedido da Turquia sobre a aquisição do F-16 com a adesão da Suécia" e agradeceu a Biden por apoiar o esforço de Ancara para entregas de caças F-16.
"Declarando que a Turquia tem princípios e é honesta sobre sua adesão à UE, o presidente Erdogan disse que Ancara reviverá o processo de adesão plena à UE e deseja que os principais países da União Europeia e líderes da UE enviem uma mensagem clara e forte de apoio à adesão da Turquia na cúpula de Vilnius", dizia o comunicado.
Operação militar especial russa
Biden viola Constituição dos EUA ao enviar equipamentos e soldados para lutar contra Rússia
Comentar