- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Por telefone, Erdogan e Biden discutem Ucrânia, candidatura da Suécia à OTAN e aquisição de F-16

© AFP 2023 / Sonny TumbelakaO presidente dos EUA, Joe Biden (D), caminha com o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan (E), para sua reunião bilateral durante a cúpula do G20 em Nusa Dua, na ilha turística de Bali, na Indonésia, 15 de novembro de 2022
O presidente dos EUA, Joe Biden (D), caminha com o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan (E), para sua reunião bilateral durante a cúpula do G20 em Nusa Dua, na ilha turística de Bali, na Indonésia, 15 de novembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 09.07.2023
Nos siga no
O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, manteve uma conversa por telefone com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, neste domingo (9), na qual discutiram as propostas de adesão à OTAN da Ucrânia e da Suécia, bem como as entregas de caças F-16, disse a presidência turca.

"As conversações se concentraram no status da Ucrânia na Organização do Tratado do Atlântico Norte [OTAN], na adesão da Suécia à OTAN, no fornecimento de aeronaves F-16 e no processo de adesão plena da Turquia à União Europeia [UE]. Os líderes concordaram em se encontrar pessoalmente em Vilnius [na cúpula da OTAN] e discutir em detalhes as relações bilaterais Turquia-EUA e questões regionais", disse o comunicado da presidência.

Erdogan disse a Biden que "a Suécia deu alguns passos na direção certa ao emendar a legislação antiterrorismo, mas o fato de que os apoiadores do Partido dos Trabalhadores do Curdistão [PKK/PYD/YPG], proibidos na Turquia, continuam a realizar livremente manifestações glorificando o terrorismo tornam inúteis os passos dados", disse a presidência.
O líder turco também disse que "é errado conectar o pedido da Turquia sobre a aquisição do F-16 com a adesão da Suécia" e agradeceu a Biden por apoiar o esforço de Ancara para entregas de caças F-16.
"Declarando que a Turquia tem princípios e é honesta sobre sua adesão à UE, o presidente Erdogan disse que Ancara reviverá o processo de adesão plena à UE e deseja que os principais países da União Europeia e líderes da UE enviem uma mensagem clara e forte de apoio à adesão da Turquia na cúpula de Vilnius", dizia o comunicado.
Joe Biden, presidente dos EUA, discursa para militares e suas famílias em Fort Liberty, Carolina do Norte, EUA, 9 de junho de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 02.07.2023
Operação militar especial russa
Biden viola Constituição dos EUA ao enviar equipamentos e soldados para lutar contra Rússia
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала