- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Turquia diz que a Suécia tem de provar sua luta antiterrorista para poder aderir à OTAN

© AP Photo / Presidência da Turquia / Ahmet Okur / HandoutAkif Kilic, embaixador e chefe da delegação turca (ao centro), fala durante uma reunião com delegações da Suécia, Finlândia e OTAN no complexo presidencial turco em Ancara, Turquia, 14 de junho de 2023
Akif Kilic, embaixador e chefe da delegação turca (ao centro), fala durante uma reunião com delegações da Suécia, Finlândia e OTAN no complexo presidencial turco em Ancara, Turquia, 14 de junho de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 06.07.2023
Nos siga no
O ministro das Relações Exteriores da Turquia discutiu com a Finlândia e a Suécia as perspectivas da adesão de Estocolmo à aliança militar, e sublinhou o que disse ser a insuficiência de suas medidas.
A Suécia precisa provar por meio de ações uma mudança em sua abordagem de combate ao terrorismo para se tornar Estado-membro da OTAN, disse na quinta-feira (6) Hakan Fidan, ministro das Relações Exteriores da Turquia.
"A Suécia tomou medidas em termos de mudanças legislativas, mas as mudanças legislativas devem ser refletidas na prática", disse Fidan em uma coletiva de imprensa após a quinta reunião do Mecanismo Conjunto Permanente entre Turquia, Finlândia e Suécia, realizada na sede da OTAN em Bruxelas, Bélgica.
As mudanças na lei não têm sentido enquanto organizações como o Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK, na sigla em curdo), que a Turquia considera uma organização terrorista, "continuarem suas manifestações nas ruas da Suécia" e puderem recrutar pessoal e obter acesso a recursos financeiros, acrescentou o chanceler turco.
Soldado romeno com bandeira da OTAN - Sputnik Brasil, 1920, 03.07.2023
Panorama internacional
Parlamentar turco: se a Suécia continuar com provocações, sua adesão à OTAN seguirá sendo um sonho
Ele também notou que um país que deseja ingressar na OTAN não deve sancionar a importação de equipamentos militares para a Turquia, seu futuro parceiro na aliança.
A Suécia e a Finlândia apresentaram seus pedidos de adesão à aliança em maio de 2022, semanas após a Rússia lançar uma operação militar especial na Ucrânia. Em abril, o pedido da Finlândia foi ratificado por todos os 30 Estados-membros da aliança.
O pedido de adesão Suécia ainda não foi aprovado devido ao bloqueio da Hungria e da Turquia, com a última recusando em parte devido a duas manifestações polêmicas de queima do Alcorão em Estocolmo, Suécia. A última ocorreu na quarta-feira (5), o primeiro dia do feriado muçulmano Eid al-Adha, quando uma cópia do Alcorão foi queimada do lado de fora da principal mesquita de Estocolmo em uma manifestação autorizada pela polícia.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала