- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

'Que América do Sul nós queremos?': Lula critica os EUA e afirma que o continente é colonizado

© Ricardo Stuckert / PRO presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, durante reunião restrita com o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, na Casa de Nariño. Bogotá, Colômbia, 17 de abril de 2024
O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, durante reunião restrita com o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, na Casa de Nariño. Bogotá, Colômbia, 17 de abril de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 17.04.2024
Nos siga no
Especiais
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em coletiva realizada em Bogotá nesta quarta-feira (17), criticou a ofensiva dos Estados Unidos contra latino-americanos e defendeu uma busca pela soberania da América do Sul, por meio de união e estabilidade entre os países.
Ele afirmou que historicamente os países da América Latina não tinham parcerias comerciais entre si nem com nações africanas, mas que essa lógica tem se alterado com o conceito de Sul Global.

"Somos um continente colonizado. Nossa cabeça historicamente era voltada, de um lado, para a Europa, onde estavam os colonizadores, e, do outro lado, para uma economia mais pujante, sobretudo a dos EUA."

Em seguida, constatou que "depois de 520 anos de existência, todos nós continuamos pobres", citando o desemprego, a desnutrição e a mortalidade infantil presentes no continente sul-americano.

"E por isso os Estados Unidos, que deveriam cuidar disso, gerando emprego para seus vizinhos, […] têm uma política de construir um muro para que os latino-americanos, à procura de […] trabalho, na publicidade tão grande que eles fazem, sejam considerados bandidos", criticou o presidente brasileiro.

Em discurso na Casa de Nariño, sede do governo da Colômbia, Lula ressaltou parcerias entre os setores comerciais e industriais de ambas as partes e citou que o país visa criar "parcerias estratégicas com transferência de tecnologia".

"Na área de Defesa, não queremos apenas vender aviões ou navios. Nossa proposta é criar parcerias estratégicas com transferência de tecnologia. A reativação da Comissão de Monitoramento do Comércio Bilateral será fundamental para eliminar os entraves", afirmou.

Na agenda presidencial, Lula se encontrou com o presidente colombiano, Gustavo Petro, com quem abordou temas ambientais relacionados à proteção da Amazônia — bioma presente em ambos os países — e a "prosperidade da América do Sul".

"Que América do Sul nós queremos? Que país nós queremos? Que política de integração nós queremos?", questionou, afirmando que quanto mais forte o Brasil estiver, mais será respeitado por EUA, União Europeia, China, Rússia e Índia.

"Não é a ausência que faz a gente crescer. O que faz a gente crescer, como dizia Celso Amorim, é uma posição altiva e ativa para que nós sejamos respeitados", defendeu, citando que é importante ter estabilidade jurídica, fiscal e econômica. "Por mais socialista que a gente seja, a gente vai escolher qual é o banco que paga mais e qual é o banco que dá mais garantia."

"O crescimento econômico de um país, de um empresário e de uma sociedade tem que estar associado ao crescimento daqueles que trabalham. Quem faz o trabalho não é o empresário, são os trabalhadores […], então não custa nada repetir um pouco, melhorar", destacou, citando que a pobreza aumenta diversos crimes, incluindo o organizado.

O Ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, fala durante uma reunião para marcar o 90º aniversário da fundação da Academia Diplomática do Ministério das Relações Exteriores da Rússia em Moscou, 14 de março de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 04.04.2024
Panorama internacional
Propostas de paz na Ucrânia do Brasil, China e África não são consideradas pelo Ocidente, diz Lavrov

União para se proteger de interesses do Ocidente

O professor de relações internacionais da Universidade Estadual Paulista (Unesp) Marcos Cordeiro Pires afirma que "a América Latina está completamente esgarçada", cujos presidentes perseguem interesses diferentes, ainda que pertençam a um lado ideológico semelhante. "Cada um procura a sua linha e procura trabalhar internamente com suas dificuldades."
"É preciso recriar uma relação mínima na América Latina. Porque todos os países estão sob pressão muito forte dos EUA para que se desvinculem da China ou para que evitem investimentos chineses", alertou, citando a visita da chefe do Comando Sul dos Estados Unidos (SOUTHCOM), Laura Richardson, à Argentina, e entraves na construção do porto de Chancay, no Peru.

"Teria que ter, ou pelo menos a partir desse eixo Petro e Lula, uma volta de uma interlocução maior entre os governos latino-americanos, para fazer frente a essas pressões."

Manifestante da oposição agita bandeira venezuelana em frente aos escritórios administrativos da petroleira estatal venezuelana PDVSA, em Caracas, Venezuela (imagem de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 26.03.2024
Panorama internacional
Brasil e Colômbia citam 'preocupação' com eleição na Venezuela; Caracas rebate: 'Intervencionistas'

América do Sul e estabilidade regional

O professor de relações internacionais da Universidade de Brasília (UnB) Roberto Goulart Menezes entende que a ida de Lula à Colômbia marca um "estreitamento das relações entre os dois países", mas tem como ponto principal a "instabilidade política" na América do Sul.
Segundo ele, o governo venezuelano de Nicolás Maduro tem "duas agendas bastante espinhosas": as eleições presidenciais, marcadas para 28 de julho, e as tensões na região de Essequibo.
"As eleições têm tudo para ser contestadas, não só pela oposição, mas também pelo cenário internacional", observa, citando nações ocidentais da União Europeia e os Estados Unidos, mas também o Brasil.
Bandeira da Venezuela - Sputnik Brasil, 1920, 26.03.2024
Panorama internacional
Cientista político: EUA mantêm estratégia de criar 'estalido político e social' para derrubar Maduro

"O tema mais espinhoso é a questão militar envolvendo Essequibo. A insegurança e a instabilidade regional voltaram a rondar a América do Sul", segundo ele por conta também dessa disputa com a Guiana.

Menezes entende que o distanciamento entre Brasil e Argentina, por conta da divergência ideológica entre Lula e seu homólogo argentino, Javier Milei, pode ser um fator a mais para Brasília buscar Bogotá como "um parceiro alternativo".
Ele lembra que a Colômbia participa da Aliança do Pacífico e que Lula, por meio do tema da integração regional, tentará "sensibilizar Petro para uma possível convergência entre o Mercosul e a Aliança do Pacífico". No entanto ele entende que Chile, Peru e México podem dificultar o processo.
Segundo ele, a aproximação visa ampliar o Acordo de Complementação Econômica nº 58 (ACE 58), proporcionando mais itens na balança comercial entre os dois países.

"O Brasil gostaria muito de ter a Colômbia no Mercosul, […] para contrabalançar a perda de importância do Mercosul por conta do governo Milei."

O chefe indígena Kadjyre Kayapó, da etnia Krimej, observa área desmatada da Amazônia na cidade de Altamira (PA) - Sputnik Brasil, 1920, 04.04.2024
Notícias do Brasil
Garimpo ilegal contamina pelo menos 300 pessoas de 9 aldeias indígenas na Amazônia

Como Brasil e Colômbia impactam a situação da Floresta Amazônica?

Durante a coletiva, Gustavo Petro afirmou que um dos pontos abordados foi a questão ambiental envolvendo a região amazônica — em que a Colômbia detém o terceiro maior território —, compartilhada com Bolívia, Equador, Guiana Francesa, Guiana, Peru, Suriname, Venezuela e o próprio Brasil.
O bioma, disse o mandatário colombiano, é essencial para garantir a transição climática em todo o mundo.
Para o professor Roberto Goulart Menezes, Lula tem na questão ambiental "um dos eixos da sua política externa". Ele entende que por isso "o estreitamento das relações com Petro promove esse eixo ambiental".

"O uso de energias renováveis é igualmente central para o desenvolvimento sustentável. Quando participou da cúpula de chefes de Estado da América do Sul, o presidente Petro afirmou que a América do Sul pode ser a Arábia Saudita da energia limpa. E o presidente Petro tem toda razão. Parte do fluxo de investimentos entre os nossos países já se concentra no setor energético", afirmou Lula.

Em agosto de 2023, relembra o professor, o Brasil acolheu uma ideia colombiana, quando anunciou o estreitamento das relações dos oito países amazônicos.
O professor da Unesp, Marcos Cordeiro Pires, entende que ambos os governos têm comprometimento com as políticas ambientais, mas que há divergências — Petro, por exemplo, pretende abolir a exploração de novos campos de petróleo, enquanto o governo brasileiro quer avançar nessa frente.
Durante o encontro, houve uma cerimônia de assinatura de atos, onde foram formalizados acordos e parcerias entre os dois países. O Brasil ainda será homenageado, neste ano, na 36ª Feira Internacional do Livro de Bogotá (Flibo), um dos principais eventos culturais do país.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала