- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Londres diz que Israel 'claramente decidiu retaliar Irã'; Teerã indica prontidão aérea e cita Sukhoi

© AFP 2023 / Atta KenareOs iranianos levantam uma bandeira e a maquete de um míssil durante uma celebração após o ataque de mísseis e drones do Irã a Israel, em 15 de abril de 2024
Os iranianos levantam uma bandeira e a maquete de um míssil durante uma celebração após o ataque de mísseis e drones do Irã a Israel, em 15 de abril de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 17.04.2024
Nos siga no
Durante uma visita a Israel nesta quarta-feira (17), o ministro das Relações Exteriores britânico, David Cameron, disse que Tel Aviv "decidiu claramente retaliar" o Irã com mísseis e drones. Teerã também afirmou hoje que suas Forças Armadas estão prontas para acabar com qualquer ataque.
Apesar do governo de Benjamin Netanyahu já ter verbalizado que vai retaliar o ataque do Irã ocorrido no final de semana, o alerta do chanceler britânico é o mais severo feito por aliados até agora, apontando que outra saraivada ocorrerá em uma escalada regional.

"Está claro que os israelenses estão tomando a decisão de agir […] esperamos que eles façam isso de uma forma que contribua o mínimo possível para agravar a situação", afirmou Cameron a repórteres.

Os Estados Unidos e outros governos ocidentais esperam que novas sanções econômicas contra o Irã ajudem a persuadir Israel a limitar o âmbito da sua retaliação. Cameron disse que o Reino Unido quer ver sanções coordenadas contra Teerã por parte do G7, que se reúne nesta semana em Itália.
"Eles precisam receber uma mensagem clara e inequívoca do G7", disse ele.
O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, durante entrevista coletiva no contexto de sua visita ao chanceler alemão, Olaf Scholz. Berlim, Alemanha, 17 de novembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 16.04.2024
Panorama internacional
Erdogan critica 'duplicidade de critérios do Ocidente' diante do conflito entre Israel e Irã
O governo iraniano atacou o território israelense ao responder a um ataque realizado por Israel na Embaixada do Irã em Damasco, o qual deixou o prédio destruído e sete pessoas foram mortas, incluindo dois importantes militares do Corpo de Guardiões da Revolução Islâmica (IRGC).
Também nesta quarta-feira (17), Teerã disse que suas Forças Armadas estão aprelhadas para enfrentar qualquer investida, com a Força Aérea afirmando "estar preparada para a ação". O comandante da força, Amir Vahedi, alertou que os seus aviões de guerra, incluindo os Sukhoi-24, estavam "no seu melhor estado" para combater qualquer ataque israelense.

"Temos total prontidão em todos os campos, incluindo a nossa cobertura aérea e bombardeiros, e estamos preparados para qualquer operação", afirmou Vahedi, citado pela mídia britânica.

A declaração do comandante foi dada durante um desfile realizado para o Dia do Exército no Irã, evento no qual o presidente Ebrahim Raisi também estava presente. Raisi disse que "qualquer ataque do regime sionista [Israel] em nosso solo será tratado com uma resposta severa", afirmou.
O almirante Shahram Irani informou que a Marinha do Irã estava escoltando navios comerciais iranianos até o mar Vermelho.

"A Marinha está realizando uma missão para escoltar navios comerciais iranianos até o mar Vermelho e nossa fragata Jamaran está presente no golfo de Áden nesta visão", disse Irani, acrescentando que Teerã está pronta para escoltar navios de outros países.

O mar Vermelho tem visto perturbações significativas no transporte marítimo com destino a Israel devido aos ataques dos houthis do Iêmen. O grupo disse que não vai parar enquanto Tel Aviv não interromper sua campanha militar na Faixa de Gaza.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала