- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Erdogan critica 'duplicidade de critérios do Ocidente' diante do conflito entre Israel e Irã

© AP Photo / Markus SchreiberO presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, durante entrevista coletiva no contexto de sua visita ao chanceler alemão, Olaf Scholz. Berlim, Alemanha, 17 de novembro de 2023
O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, durante entrevista coletiva no contexto de sua visita ao chanceler alemão, Olaf Scholz. Berlim, Alemanha, 17 de novembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 16.04.2024
Nos siga no
Nesta terça-feira (16), o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, disse que Israel "está tentando provocar um conflito regional", acrescentando que "seu ataque à Embaixada do Irã em Damasco foi a última gota".
Além de criticar Tel Aviv, Erdogan também observou que os ataques do fim de semana mostraram a duplicidade de critérios do Ocidente e o potencial de guerra na região. Erdogan disse ser crucial identificar a principal razão por detrás do ataque de 13 de abril contra a Embaixada do Irã em Damasco.

"O principal ator responsável pela tensão que tomou conta dos nossos corações na noite de 13 de abril é [Benjamin] Netanyahu e a sua sangrenta administração […]. Desde 7 de outubro, o governo israelense tem tomado medidas provocativas para alimentar o fogo na região", afirmou o presidente citado pelo Daily Sabah.

Ao mesmo tempo, o líder chamou atenção para o fato de que não foram muitos os países que reagiram contra o ataque israelense na Síria, o que "desrespeitou completamente o direito internacional".

"Aqueles que não manifestaram qualquer oposição à agressão israelense durante meses estão agora correndo para condenar a resposta do Irã. […] alimentar o fogo e estragar continuamente a administração de Netanyahu não beneficia ninguém", disse ele, acrescentando que tal postura injusta levará a novas tensões até que termine a opressão e o genocídio na Faixa de Gaza.

As relações entre Tel Aviv e a Ancara se deterioraram enormemente depois de Israel ter lançado uma ofensiva militar na Faixa de Gaza em resposta ao transfronteiriço de 7 de outubro liderado pelo Hamas. O conflito deixou mais de 34 mil palestinos mortos e cerca de 1.350 israelenses.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала