- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Mídia: UE pondera nomear IRGC do Irã como 'organização terrorista' após ataque contra Israel

© AFP 2023 / Atta KenarePessoas agitam bandeiras e seguram cartazes com slogans anti-EUA e anti-Israel em Teerã, 5 de janeiro de 2024
Pessoas agitam bandeiras e seguram cartazes com slogans anti-EUA e anti-Israel em Teerã, 5 de janeiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 16.04.2024
Nos siga no
Ataque do Irã a Israel mobiliza aliados do Estado judeu para uma resposta firme à Teerã, mas alguns governos europeus rejeitam os apelos para designar o Corpo de Guardiões da Revolução Islâmica (IRGC, na sigla em inglês) como uma organização terrorista.
De acordo com o Financial Times (FT), a União Europeia (UE) está elaborando sanções alargadas ao programa de mísseis e drones do Irã em resposta ao ataque da República Islâmica a Israel, mas o Reino Unido e os governos europeus estão resistindo à pressão para designar a elite do IRGC como uma organização terrorista.
Segundo fontes do FT, a maioria dos membros apoia as novas sanções que teriam como alvo as redes de influência iranianas, mas alguns deles temem que a ação possa escalar a tensão na crise no Oriente Médio.
"Há um entendimento de que teremos de alargar o âmbito das sanções contra o Irã [ao] visar o seu programa de drones [...][e] visando outros fora do Irã", disse um funcionário da UE que argumentou que "aqueles que ainda são contra temem que isso possa desestabilizar a relação com o Irã e nos privar de influência sobre Teerã".
Os governos ocidentais têm trabalhado em uma resposta coordenada ao ataque de mísseis e drones do Irã no fim de semana (13) contra Israel e devem discutir as suas opções na reunião de ministros das Relações Exteriores do G7 (grupo composto por Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido) desta semana, na Itália.
A Cúpula de Ferro, sistema de defesa aérea israelense, é acionada para interceptar mísseis disparados do Irã, no centro de Israel, em 14 de abril de 2024 (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 15.04.2024
Panorama internacional
Conflito entre Israel e Irã 'abre precedente' perigoso e pode se 'agravar', avalia especialista
Segundo a apuração, a resposta mais severa possível, seria nomear o IRGC — o braço mais poderoso das Forças Armadas do Irã — como organização terrorista.
Os Países Baixos, a Suécia e a República Tcheca apelaram para que as sanções visassem diretamente o IRGC, contaram fontes ao FT, mas isso foi rejeitado por vários países, incluindo a Alemanha e a França. Na argumentação alemã, as condições legais para colocar os militares iranianos na lista de terroristas da UE precisariam ser cumpridas, o que pressupõe que eles deveriam ter realizado um ataque terrorista contra o bloco europeu, o que não ocorreu.
Os ministros das Relações Exteriores da UE vão se reunir virtualmente ainda nesta terça-feira (16) para discutir a resposta do bloco à crise e cabe ressaltar que as sanções da UE exigem que todos os 27 Estados-membros concordem para que alguma medida entre em vigor. É provável que as conversações sobre o caso continuem na reunião de líderes do bloco na quarta-feira (17).

O Irã lançou dezenas de drones e mísseis contra Israel na noite de sábado (13), depois de ameaçar retaliar um ataque aéreo mortal ao Consulado-Geral iraniano na Síria, que matou sete membros da elite do IRGC no dia 1º de abril.

Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала