- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Com provável ataque iraniano em retaliação a Israel, veja 5 drones que podem ser utilizados na ação

© AFP 2023 / ATTA KENAREDrone iraniano "Mohajer 10" é exibido na exposição de conquistas da indústria de defesa do Irã, em Teerã, em 23 de agosto de 2023
Drone iraniano Mohajer 10 é exibido na exposição de conquistas da indústria de defesa do Irã, em Teerã, em 23 de agosto de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 12.04.2024
Nos siga no
O mundo prende a respiração em antecipação à resposta do Irã pelo ataque israelense à embaixada em Damasco. Observadores estão divididos sobre se Teerã adotará uma abordagem direta ou utilizará ferramentas de guerra assimétrica. Aqui estão alguns dos veículos aéreos não tripulados (VANTs) de longo alcance que o Irã tem à sua disposição.
Autoridades israelenses e norte-americanas temem uma retaliação iraniana iminente ao ataque realizado no dia 1º à seção consular da Embaixada do Irã na Síria. Autoridades dos EUA disseram à mídia que Teerã poderá atingir locais militares dentro de Israel com mais de 100 drones e dezenas de mísseis. A Casa Branca espera que a resposta não atraia os EUA diretamente para a briga.
Com a sua indústria de defesa renascendo das cinzas da sangrenta Guerra Irã-Iraque, na década de 1980, a república islâmica estabeleceu lentamente a sua reputação como uma das principais potências mundiais quando o assunto são mísseis e drones.
Cientistas de defesa do país criaram mais de 50 projetos diferentes de drones, contando desde VANTs táticos de curto alcance e munições vagantes até drones de reconhecimento, ataque e guerra eletrônica de longo alcance movidos a foguetes e hélices.
Com a experiência de embargos de armas e sanções no setor de defesa, o Irã orgulha-se do desenvolvimento e da produção de armamentos com uma taxa extremamente elevada de componentes produzidos no próprio país. Quando se trata de drones, criou projetos originais a partir de VANTs norte-americanos e israelenses que "cometeram o erro" de entrar no espaço aéreo iraniano.
Com dezenas de modelos para escolher, é difícil definir quais drones, se houver, o Irã poderá acabar usando em seu ataque de vingança contra Israel. Para complicar as coisas está a dificuldade de determinar de onde vem o ataque.
A distância entre as áreas mais ocidentais do Irã e o território israelense varia entre mil e 1,3 mil quilômetros. No entanto, graças a uma rede de aliados estatais e não estatais na região, a distância entre potenciais alvos israelenses e os pontos de lançamento de drones pode diminuir para apenas 100 km.
A lista da Sputnik consiste principalmente de drones que o Irã poderá lançar a partir de seu próprio território e foi projetada para apresentar tantos tipos diferentes de drones iranianos quanto possível.

Shahed 136

O Shahed 136 é um projeto de drone de asa-delta exclusivo, simples e de baixo custo criado pela Iran Aircraft Manufacturing Industrial Company e pela Shahed Aviation Industries — criadores de uma linha completa de VANTs e helicópteros militares.
Os drones pesam 200 kg cada, têm 3,5 metros de comprimento e envergadura de 2,5 metros. O motor de pistão dos VANTs aciona uma hélice propulsora de pás duplas.
Os Shahed 136 podem acelerar a velocidades de até 185 km/h e ter um alcance estimado de até 2,5 mil km. De navegação por satélite e guiados por inércia, são designados como drones de munição kamikaze, com sua carga útil de 50 kg suficiente para atingir infraestruturas, navios de guerra, bases militares, portos, aeródromos e outros alvos estratégicos e de campo de batalha.
O Shahed 136 foi lançado em 2021 e implantado em massa entre as Forças Armadas do Irã nos últimos três anos.
Caças F-4 Phantom da Força Aérea do Irã - Sputnik Brasil, 1920, 11.04.2024
Panorama internacional
Israel se prepara para ataque iraniano nas próximas 24 ou 48 horas, diz mídia

Mohajer 10

Entre os mais recentes modelos de drones no arsenal do Irã está o Mohajer 10, um VANT polivalente lançado em 2023, concebido para vigilância, ataques de longo alcance e guerra eletrônica.
Projetado pela Qods Aviation Industries Company — o mais antigo fabricante de drones do Irã —, o Mohajer 10 é um VANT de média altitude e longa duração, com 6,5 metros x 4,2 metros x 18,2 metros e alcance operacional de até 2 mil km, sendo um dos maiores drones não tripulados no arsenal do país.
Esse VANT tem tempo de resistência de 24 horas, altitude máxima de voo de 7 km e velocidade máxima de até 210 km/h. O Mohajer 10 conta com uma carga útil de até 300 kg — capacidade suficiente para transportar vários mísseis ou bombas lançadas do ar e equipamentos de vigilância e guerra eletrônica.
A série de drones Mohajer apareceu pela primeira vez em meados da década de 1980 e inicialmente serviu para fins de reconhecimento. O Mohajer 10 foi projetado para atender às necessidades das Forças Terrestres do Exército iraniano e das Forças Terrestres e da Marinha do Corpo de Guardiões da Revolução Islâmica (IRGC, na sigla em inglês).

Arash 2

Criado pela Organização das Indústrias de Defesa, o Arash 2 é um drone de ataque movido a hélice com alcance de 2 mil km, com velocidade máxima de até 185 km/h e teto de voo de 12 mil pés.
Aceito em serviço pelos militares em 2020, esse VANT de ataque de 2 mil kg, 4,5 metros de comprimento e 4 metros de envergadura pode carregar até 260 kg de explosivos e foi projetado para ataques contra alvos estratégicos.
Uma variante movida a foguete do Arash 2 conhecida como Kian-2 também foi colocada em campo e voa a velocidades de cerca de 400 km/h.
Além do seu pacote de explosivos, o Arash 2 apresenta capacidades projetadas para suprimir as defesas aéreas inimigas.
Drone iraniano sendo lançado durante exercícios - Sputnik Brasil, 1920, 12.09.2022
Irã desenvolve drone avançado 'projetado para atacar' Israel, diz mídia (FOTOS)

Karrar

O HESA Karrar constitui uma família de VANTs versáteis movidos a jato — introduzidos pela primeira vez em 2010 e amplamente considerados como tendo inspirado sugestões do projeto do drone Beechcraft MQM-107 Streaker.
Criado principalmente para atingir alvos antiaéreos e antimísseis durante exercícios, o Karrar tornou-se um VANT universal graças à engenhosidade dos cientistas de defesa iranianos, que converteram variantes do drone para que transportasse bombas de 225 kg, mísseis e torpedos antinavio, bombas guiadas por satélite e até mísseis ar-ar.
O Karrar pode acelerar a velocidades de até 900 km/h durante o voo e tem um alcance relatado de até 1.000 km em missão só de ida. Os drones pesam 700 kg, têm 4 metros de comprimento e 2,5 metros de envergadura. Ao contrário do MQM-107, que possui um motor montado na parte inferior, os Karrar são equipados com um motor turbojato montado na parte superior.
Os Karrar teriam chegado às mãos das milícias libanesas do Hezbollah e foram usados ​​por aliados do governo de Bashar al-Assad contra terroristas durante a guerra suja liderada pela CIA contra a Síria na década de 2010.
Drone Karrar equipado com míssil Majid Air Defense para função de interceptação - Sputnik Brasil, 1920, 25.10.2023
Panorama internacional
Irã apresenta nova integração entre drone e lança mísseis que intercepta caças a 8 km (VÍDEO)

Kaman 22

Completando a lista está o Kaman 22, um veículo aéreo de combate não tripulado de longo alcance desenvolvido e fabricado pela Força Aérea da República Islâmica do Irã. Inaugurado em 2021, o drone é notável por ser o primeiro de combate de longo alcance de Teerã — que vai até 3 mil km. Seus outros atributos são tempo de resistência de 24 horas, teto de serviço de 8 mil metros e carga útil de armas de 300 kg.
Esse grande VANT, comparado por alguns observadores de defesa ao MQ-1 Predator (mas com uma cauda em forma de V montada para cima, e não para baixo), e com elementos que podem ter inspirado projetos de outros drones de fabricação iraniana, como o Shahed 129, o Fotros e o Hamaseh, tem impressionantes 6,5 metros de comprimento, 2,5 metros de altura e envergadura de até 17 metros. O drone tem peso bruto de 1,7 mil kg.
Juntamente com missões de combate, o VANT é projetado para reconhecimento e guerra eletrônica, incluindo a detecção e fotografia de alvos distantes e o uso de munições inteligentes, ou até mesmo para missões antiaéreas e de ataque ao solo usando munições guiadas por laser.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала