- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Especialistas: Israel intensificou tensão com o Irã devido ao fracasso em atingir objetivos em Gaza

© AP PhotoLíder Supremo Aiatolá Ali Khamenei, ao centro, analisa um grupo de cadetes das forças armadas durante sua cerimônia de formatura acompanhados por comandantes das forças armadas, em Teerã, Irã, 10 de outubro de 2023
Líder Supremo Aiatolá Ali Khamenei, ao centro, analisa um grupo de cadetes das forças armadas durante sua cerimônia de formatura acompanhados por comandantes das forças armadas, em Teerã, Irã, 10 de outubro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 16.04.2024
Nos siga no
O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, escalou a situação com o Irã devido ao fracasso em atingir os seus objetivos militares na Faixa de Gaza, disseram especialistas à Sputnik.

"Entre as razões para a escalada da tensão israelense com o Irã está a incapacidade do chefe do governo [Netanyahu] de atingir seus objetivos militares em Gaza, em particular eliminar completamente o Hamas e libertar as pessoas detidas pela resistência palestina na Faixa de Gaza", disse Ahmed Fouad, professor de relações internacionais na Universidade de Alexandria, no Egito.

Como enfatizou o especialista, a resposta do Irã ao ataque de Israel à embaixada iraniana na capital síria contradiz as avaliações da inteligência israelense. Fouad acredita que Netanyahu não será capaz de usar a situação com o Irã para desviar a atenção do mundo das ações de Israel contra os palestinos em Gaza.
O professor da Universidade Ain Shams, Mohammed Abboud, especializado em estudos sobre Israel, disse que o objetivo de Netanyahu é restaurar a sua imagem e provar que merece permanecer no poder.
Uma unidade de elite das Forças Armadas iranianas, o Corpo de Guardiões da Revolução Islâmica, lançou um ataque contra o território israelense na última semana, em resposta à destruição do consulado iraniano na Síria no início do mês.
Enorme fumaça sobe da principal refinaria de petróleo de Teerã ao sul de Teerã, Irã, quarta-feira, 2 de junho de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 16.04.2024
Panorama internacional
Sanções dos EUA contra o Irã podem fazer gasolina doer no bolso dos americanos, dizem analistas
O ataque, segundo várias fontes, envolveu centenas de mísseis e veículos aéreos não tripulados, incluindo drones kamikaze Shahed, mísseis hipersônicos Fattah e Fattah-2. O canal de televisão estatal iraniano Press TV informou que todos os mísseis hipersônicos atingiram seus alvos.
Segundo o Exército israelense, o Irã lançou um total de mais de 300 munições e veículos aéreos não tripulados, incluindo cerca de 170 drones, mais de 30 mísseis de cruzeiro e mais de 120 mísseis balísticos. Ao mesmo tempo, Israel afirma que apenas "alguns mísseis" atingiram o país, mas causaram "pequenos danos".
O chefe do Estado-Maior das Forças Armadas do Irã, Mohammad Bagheri, declarou que Teerã completou a Operação Promessa Verdadeira e não planeja continuá-la, mas, se Israel tomar alguma medida, a próxima operação iraniana será maior que a anterior.
O ministro israelense Benny Gantz afirmou que o país pretende criar uma coalizão regional contra a ameaça iraniana e responder ao ataque "no momento apropriado e de forma adequada".
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала