- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Ex-juíza da Lava Jato, Gabriela Hardt é afastada da Justiça Federal pelo CNJ

© Foto / Rômulo Serpa / Agência CNJFachada da sede do Conselho Nacional de Justiça (CNJ)
Fachada da sede do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) - Sputnik Brasil, 1920, 15.04.2024
Nos siga no
Gabriela Hardt, juíza da Justiça Federal do Paraná, teve o afastamento do cargo determinado nesta segunda-feira (15) pelo corregedor nacional de Justiça, o ministro Luís Felipe Salomão.
Em 2018, quando o então juiz Sergio Moro decidiu deixar a magistratura, Hardt passou a atuar com os processos remanescentes da operação Lava Jato, da qual também decidiu sair no ano passado após pente fino realizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Após deixar a 13ª Vara Federal em Curitiba, a juíza foi transferida para uma vara recursal do órgão judiciário federal no estado. O ministro Salomão justificou o afastamento por conta de "indícios graves de cometimento de infrações disciplinares", além de violar os "princípios da legalidade, moralidade e republicano" e, ainda, o Código de Ética da Magistratura Nacional.

"Inconcebível que a investigada possa prosseguir atuando, quando paira sobre ela a suspeita de que o seu atuar não seja o lídimo e imparcial agir a que se espera. Nessa ordem de ideias, o afastamento atende à necessidade de resguardo da ordem pública, seriamente comprometida pelo agir irregular dos reclamados, assim como atende à necessidade de estancar a conduta aparentemente infracional", enfatizou o corregedor em trecho da decisão publicado pelo Estadão.

Protesto contra a corrupção no Panamá após descoberta de esquema de corrupção que envolvia pagamento de propina pela Odebrecht a políticos locais. Cidade do Panamá, 1º de março de 2017 - Sputnik Brasil, 1920, 18.03.2024
Notícias do Brasil
Lava Jato, 10 anos: se operação nunca tivesse ocorrido, Brasil seria a 3ª maior economia do mundo?
Além da ex-juíza da Lava Jato, foram afastados das funções os desembargadores Carlos Eduardo Thompson Flores e Loraci Flores de Lima e o juiz Danilo Pereira Júnior, que também fazem parte do Tribunal Regional Federal (TRF) da 4ª Região. Conforme Salomão, o trio descumpriu reiteradamente decisões do Supremo Tribunal Federal (STF), o que comprometeu a "segurança jurídica e a confiança na Justiça".

"Os magistrados que compunham a 8ª Turma do TRF da 4ª Região à época dos fatos, ao decidirem pela suspeição do juiz federal Eduardo Appio, nos termos postos alhures, impulsionaram — com consequências práticas relevantes — processos que estavam suspensos por força de decisão do eminente ministro Ricardo Lewandowski e utilizaram-se, como fundamento de decisão, prova declarada inválida pelo Supremo Tribunal Federal, em comando do ilustre ministro Dias Toffoli, causando especial gravame aos réus acima indicados", acrescentou o corregedor na decisão sobre as irregularidades nos trabalhos de investigação da Lava Jato.

Sede da Polícia Federal de Curitiba. Paraná, 10 de fevereiro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 14.03.2024
Notícias do Brasil
Emenda saiu pior do que sonetos, atesta jurista sobre partidarismo judiciário na Lava Jato (VÍDEO)

Sessão do CNJ vai analisar afastamentos

Os afastamentos determinados pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça (STF) Luís Felipe Salomão serão analisados em sessão do CNJ na terça-feira (16), que pode manter ou suspender a decisão.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала