- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Nicarágua critica situação do Oriente Médio e reprova inação da ONU no conflito entre Irã e Israel

© Foto / UN Photo / Cia PakDenis Ronaldo Moncada, ministro das Relações Exteriores da Nicarágua, discursa na 78ª Assembleia Geral da ONU, em 26 de setembro de 2023
Denis Ronaldo Moncada, ministro das Relações Exteriores da Nicarágua, discursa na 78ª Assembleia Geral da ONU, em 26 de setembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 14.04.2024
Nos siga no
A Nicarágua falou sobre a situação tensa no Oriente Médio após o recente ataque do Irã a Israel, recordando que Tel Aviv lançou "ataques selvagens" contra o povo palestino e criticando a "inação" das Nações Unidas.
Via comunicado, emitido neste domingo (14), o Ministério das Relações Exteriores da Nicarágua diz que "a Nicarágua, sempre consistente e congruente com a exigência de ação contra estas flagrantes injustiças, barbárie e genocídios, condena todos os atos de brutalidade e violação das normas do direito internacional".

A declaração continua: "[...] e das convenções que todos os Estados assinaram nas diferentes organizações das Nações Unidas, exigindo respeito pela cultura mais básica de coexistência em qualquer lugar do mundo".

Na sua declaração, emitida um dia depois do ataque do Irã contra Israel, o ministro das Relações Exteriores, Denis Moncada, questionou "a incompetência e a inação do sistema das Nações Unidas", atitude que, segundo o responsável centro-americano, torna aquela organização "cúmplice de crimes aberrantes contra todas as formas de vida".
Encontro do Conselho de Segurança das Nações Unidas para discutir o conflito na Ucrânia, na sede da ONU em Nova York, EUA, 21 de outubro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 14.04.2024
Panorama internacional
Irã na ONU: 'Se os EUA iniciarem uma operação militar contra o Irã, terão resposta proporcional'

Crítica da Rússia

O representante permanente da Rússia nas Nações Unidas, Vasily Nebenzya, criticou, neste domingo (14), o Conselho de Segurança da ONU por não agir após o ataque israelense ao consulado iraniano na Síria.

"É lamentável que, ao contrário da reunião de hoje, você não tenha proposto trazê-la para informar o conselho no dia 2 de abril", disse ele, acrescentando que a Rússia convocou uma reunião de emergência para discutir o ataque israelense contra as instalações consulares em Damasco.

Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала