- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Especialista: escalada no Oriente Médio pode acelerar envio de ajuda dos EUA para Ucrânia e Israel

© AP Photo / Omar SanadikiEdifício do Consulado-Geral do Irã atingido pelo ataque aéreo israelense em Damasco, Síria, 1º de abril de 2024
Edifício do Consulado-Geral do Irã atingido pelo ataque aéreo israelense em Damasco, Síria, 1º de abril de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 14.04.2024
Nos siga no
Após o ataque lançado contra Israel pelo Irã na noite de sábado (13), a Sputnik conversou com o ex-vice-presidente do Grupo da Eurásia e tenente-coronel reformado do Exército dos EUA, Earl Rasmussen, para compreender os possíveis desdobramentos na aprovação do pacote de auxílio militar dos EUA para Tel Aviv e Kiev.
O especialista Earl Rasmussen disse à Sputnik, ainda no sábado, que a mais nova escalada no Oriente Médio provavelmente aceleraria o fornecimento de ajuda dos Estados Unidos de um pacote de assistência conjunto para Israel e Ucrânia.
"O pacote da Ucrânia será concluído. Não tenho certeza do valor real ou dos detalhes. No mínimo, a escalada poderá acelerar um pacote conjunto para apoiar Israel", disse Rasmussen.
Rasmussen destacou que o ataque israelense ao Consulado-Geral do Irã em Damasco provocou uma escalada nas tensões no Oriente Médio. Segundo o especialista, os desenvolvimentos recentes são um ato de guerra contra o Irã.

"Teerã foi colocada em uma posição onde precisava responder", disse ele.

A questão é se Israel aprenderá uma lição ou vai aumentar novamente a temperatura na região com uma ação retaliatória, e se os EUA vão continuar apoiando Israel cegamente, arrastando toda a região para o conflito, acrescentou Rasmussen.
Manifestantes iranianos durante uma reunião anti-Israel em frente à Embaixada do Reino Unido em Teerã, Irã, 14 de abril de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 14.04.2024
Panorama internacional
Irã dá por terminada sua operação de retaliação contra Israel, diz Estado-Maior iraniano
O secretário-geral da ONU, António Guterres, emitiu uma declaração no início do dia, condenando veementemente o ataque do Irã a Israel. Ele pediu a cessação imediata das hostilidades.
O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, criticou o ataque mortal de Israel ao Consulado-Geral do Irã na Síria durante um telefonema com seu homólogo iraniano, Hossein Amir-Abdollahian, disse o Ministério das Relações Exteriores da Rússia no sábado (13).
O Irã lançou dezenas de drones e mísseis contra Israel na noite de sábado, depois de ameaçar retaliar um ataque aéreo mortal ao Consulado-Geral iraniano na Síria, que matou sete membros da elite do Corpo de Guardiões da Revolução Islâmica (IRGC, na sigla em inglês) há duas semanas (1º).
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала