- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Em Ormuz, Irã detém navio com bandeira de Portugal pertencente a bilionário israelense (VÍDEO)

© Foto / Twitter / ReproduçãoMSC Aries navegando
MSC Aries navegando - Sputnik Brasil, 1920, 13.04.2024
Nos siga no
A Marinha do Corpo de Guardiões da Revolução Islâmica (IRGC) apreendeu um navio de carga afiliado a Israel no golfo Pérsico na manhã deste sábado (13), informou a agência iraniana Tasnim.
O navio apreendido é o MSC Aries, um porta-container com bandeira de Portugal associado à Zodiac Maritime, com sede em Londres. A Zodiac Maritime faz parte do Zodiac Group que pertence ao bilionário israelense Eyal Ofer.
O MSC Aries foi localizado pela última vez perto de Dubai em direção ao estreito de Ormuz na sexta-feira (12). O navio desligou seus dados de rastreamento, o que é comum em navios afiliados a Israel que se deslocam pela região, informou a mídia.
A IRNA, agência estatal do Irã, também confirmou a ação afirmando que uma unidade de forças especiais da Marinha do IRGC realizou o ataque ao navio.
O vídeo da ação divulgado nas redes sociais foi filmado por um oficial de defesa do Oriente Médio, de acordo com a Bloomberg. No vídeo, é possível ver os comandos descendo de rapel sobre uma pilha de contêineres no convés do navio.
Um membro da tripulação do navio pode ser ouvido dizendo: "Não saia". Ele então diz a seus colegas para irem até o deck do navio enquanto mais comandos descem ao convés. Um comando pode ser visto ajoelhado acima dos outros para fornecer potencial fogo de cobertura.
O helicóptero parece ser o Mil Mi-17 da era soviética, que tanto o IRGC quanto os houthis do Iêmen usaram no passado para realizar ataques de comando a navios.
O golfo de Omã fica perto do estreito de Ormuz, a estreita foz do golfo Pérsico por onde passa um quinto de todo o petróleo comercializado mundialmente.
Fujairah, na costa leste dos Emirados Árabes Unidos, é o principal porto da região para os navios embarcarem em novas cargas de petróleo, recolherem suprimentos ou trocarem tripulação, detalha a mídia.
Destróier norte-americano USS Stethem - Sputnik Brasil, 1920, 13.04.2024
Panorama internacional
EUA reposicionam 2 navios de guerra no Oriente Médio em meio a tensões entre Irã e Israel

Reação israelense

Israel Katz, ministro das Relações Exteriores de Israel, acusou o Irã de pirataria e também exigiu que o mundo reconheça o IRGC como organização terrorista.
"Apelo à União Europeia e ao mundo livre para que declarem imediatamente o IRGC como uma organização terrorista e para que sancionem agora o Irã", afirmou Katz neste sábado (13) em uma postagem no X (antigo Twitter).
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала